O Departamento de Estado aprovou uma possível Venda Militar Estrangeira ao Governo do Brasil de Helicópteros UH-60M Black Hawk e elementos relacionados de logística e suporte ao programa, com um custo estimado de até 950 milhões de dólares, incluindo a aquisição inicial de 450 milhões de dólares em Equipamentos de Defesa Principal e até 500 milhões de dólares em outros equipamentos e serviços. A Agência de Cooperação em Segurança de Defesa entregou a certificação necessária notificando o Congresso sobre essa possível venda hoje.
O Governo do Brasil solicitou a compra de doze (12) helicópteros UH-60M Black Hawk; trinta e quatro (34) motores T700-GE-701D (24 instalados, 10 sobressalentes); vinte e oito (28) Sistemas de Posicionamento Global Embarcado EAGLE-M com Navegação Inercial (EGI) ou equivalente funcional (24 instalados, 4 sobressalentes); e vinte e quatro (24) sistemas de rádio AN/ARC-231A. Inclui-se também o seguinte equipamento não-MDE: Carregador de Chaves Simples AN/PYQ-10 (SKL), cripto-apliques de Identificação Amigo ou Inimigo (IFF) KIV-77, transponders de Identificação Amigo ou Inimigo (IFF) APX-123A; sistemas de rádio AN/ARC-231; Sistema de Rádio Terrestre e Aerotransportado de Canal Único ARC-201D (SINCGARS) ou equivalentes funcionais; sistemas de comunicação aerotransportada de alta frequência ARC-220 ou equivalentes funcionais com KY-100M; sistemas avançados de comunicação terrestre/veicular de alta frequência VRC-100; receptores de navegação ARN-147; localizadores automáticos de direção de baixa frequência ARN-149; receptores-transmissores avançados de navegação aérea tática digital ARN-153; sistemas de altímetro de radar APN-209; rádios de alta frequência/frequência modulada AN/ARC-210 Gen 6; sistemas de aviso de laser AN/AVR-2B(V) (somente provisões); Sistema de Avaliação de Conceito de Espaço Aéreo (ACES); minigun M-134D-H, montagem, fonte de alimentação e pacote de acessórios de montagem e manuseio de munição; acessórios fornecidos pelo contratante para o minigun M-134D-H, incluindo peças sobressalentes; Sistema de Planejamento de Missão de Aviação (AMPS); Equipamento de Suporte Terrestre de Aviação (AGSE); Capacetes de Asa Rotativa HGU-56/P (RWH); Computadores de Exibição de Visão Avançada (ASDC); Unidades de Interface de Exibição Comum (CDIU); Módulo de Exibição Diurna em Cores Ampla (WCDDM); Módulo de Exibição Noturna em Cores Ampla (WCNDM); capacidade ADS-B Out; Navegação de Área Integrada (I-RNAV); sistemas de radar meteorológico RDR-7000; guinchos de resgate externos; Sistemas de Alerta de Colisão de Tráfego (TCAS); Sistema de Inserção e Extração por Corda Rápida (FRIES); Transmissores de Localização de Emergência EBC-406HM (ELT); Equipamento de Combate de Tripulação (ACE); Sistema de Tanque de Combustível Auxiliar Interno (IAFTS); serviços de assistência técnica e suporte logístico; publicações; e outros elementos relacionados de suporte logístico e ao programa. O custo total estimado é de até 950 milhões de dólares.
Esta venda proposta apoiará os objetivos de política externa e segurança nacional dos Estados Unidos ao ajudar a melhorar a segurança de um importante parceiro regional que é uma força para a estabilidade política e progresso econômico na América do Sul.
A proposta de venda dos helicópteros UH-60 aumentará a capacidade do Brasil de fornecer transporte de tropas, segurança de fronteiras, evacuação médica, assistência humanitária e socorro em desastres, busca e resgate, e apoio às operações de manutenção da paz. Esta venda proposta também promoverá o objetivo dos EUA e do Brasil de maior interoperabilidade militar. O Brasil não terá dificuldade em absorver este equipamento em suas forças armadas.
A venda proposta deste equipamento e suporte não alterará o equilíbrio militar básico na região.
O principal contratante será a Lockheed Martin, Sikorsky, localizada em Stratford, CT. Não há acordos de compensação conhecidos propostos em conexão com esta potencial venda.
A implementação desta venda proposta exigirá aproximadamente 15-30 representantes do Governo dos EUA e/ou contratantes viajando para o Brasil.
Não haverá impacto adverso na prontidão de defesa dos EUA como resultado desta venda proposta.
A descrição e o valor em dólares são para a quantidade e valor em dólares estimados mais altos com base nos requisitos iniciais. O valor real em dólares será menor dependendo dos requisitos finais, da autoridade orçamentária e do(s) acordo(s) de venda assinado(s), se e quando concluídos.
As informações são do site Forças de Defesa.