Aeronaves que prestam auxílio à calamidade na região terão 100% de isenção nas cobranças
A Força Aérea Brasileira, por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), decidiu pela isenção das tarifas de navegação aérea para aeronaves envolvidas com o transporte de donativos, medicamentos, alimentos, equipamentos e insumos para a população do Rio Grande do Sul. A iniciativa inédita é válida exclusivamente para voos de assistência humanitária que estão prestando auxílio à calamidade na região.
“Acredito que todos os esforços para quem está trabalhando nessa grande missão merece total reconhecimento e apoio. Portanto, as aeronaves que prestam suporte às enchentes do povo gaúcho terão 100% de isenção nas cobranças”, explicou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.
A dispensa do pagamento é válida para a Tarifa de Uso das Comunicações e dos Auxílios à Navegação Aérea em Rota, Tarifa de Uso das Comunicações e dos Auxílios Rádio à Navegação Aérea em Área de Controle de Aproximação e Tarifa de Uso das Comunicações e dos Auxílios Rádio à Navegação Aérea em Área de Controle de Aeródromo. Na prática, isso significa a isenção total das tarifas de voos cobradas pelo Departamento.
Segundo dados do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea, unidade subordinada ao DECEA responsável pela demanda dos movimentos aéreos do País, foram registrados aproximadamente 150 movimentos de aeronaves da aviação geral envolvidas no apoio ao Rio Grande do Sul desde o dia 1º de maio.