Ministros das Relações Exteriores e da Defesa, falarão à CREDN sobre as prioridades das duas pastas para o ano. Nesta quarta-feira, foram aprovados quatro requerimentos para a realização de audiências públicas com Mauro Vieira e José Múcio Monteiro.
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, aprovou nesta quarta-feira, 13, quatro requerimentos para a realização de audiências públicas com as presenças dos ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Defesa, José Múcio Monteiro.
Os dois primeiros são de autoria do presidente da CREDN, Lucas Redecker (PSDB-RS). “A presença dos ministros é fundamental para que a CREDN possa atuar nos campos das Relações Exteriores e da Defesa, nas questões orçamentárias, estruturais e na aprovação de acordos e tratados”, afirmou o deputado.
Rodrigo Valadares (UNIÃO-SE), também quer ouvir o ministro das Relações Exteriores, enquanto Albuquerque (REPUBLICANOS-RR), deseja esclarecer vários pontos relacionados com a reestruturação das Forças Armadas, com o ministro da Defesa
Entre os temas que deverão ser abordados com o ministro Mauro Vieira, estão o posicionamento do Brasil no conflito entre Israel e Hamas; a postura do país diante do processo eleitoral na Venezuela, cujas eleições estão previstas para 28 de julho; os possíveis impactos das tensões fronteiriças entre Venezuela e Guiana; o fortalecimento da Hidrovia Paraguai-Paraná; e as ações realizadas pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
“A política externa do governo nos últimos meses vem chamando à atenção pela adoção de determinados ideologismos que colocam em xeque a tradição diplomática do Brasil, pautada historicamente na resolução de conflitos e da defesa dos ideais democráticos”, advertiu Valadares. “Dono de uma diplomacia internacionalmente reconhecida, de Forças Armadas altamente preparadas, e de uma biodiversidade riquíssima, o Brasil reúne todas as condições para influenciar as principais decisões globais”, destacou Redecker.
Defesa
“Em janeiro de 2023, o novo governo anunciou uma reorientação quanto ao rumo e as prioridades para a nossa Defesa Nacional. De acordo com o Executivo, as mudanças implementadas buscam reafirmar o papel constitucional das Forças Armadas como garantidoras da nossa integridade territorial”, assinalou Lucas Redecker ao justificar a necessidade de discutir este cenário com o ministro José Múcio.
No evento, Múcio deverá atualizar o Colegiado acerca do desenvolvimento dos Projetos Estratégicos da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de discorrer sobre o desenvolvimento dos caças F-39 Grippen, do KC-390, do Submarino Nuclear, da modernização dos blindados, e da defesa cibernética, entre outros.
“Também queremos conhecer as ações implementadas pelo ministério da Defesa com relação a valorização dos profissionais militares, especialmente dos militares da reserva que serviram na Amazônia em tempos difíceis”, completou o deputado Albuquerque.
Lucas Redecker negocia as datas para a realização das duas audiências que, espera, sejam realizadas com a maior brevidade possível. “Os dois ministros manifestaram interesse em comparecer à CREDN e atenderão a todos os requerimentos já apresentados pelos membros da Comissão”, concluiu.
As informações são da Assessoria de imprensa da CREDN.