Fortalecimento da Diplomacia Parlamentar será a prioridade para o novo presidente da CREDN. Eleito nesta quarta-feira, 6, Lucas Redecker (PSDB-RS), também apresentou requerimentos para que os ministros das Relações Exteriores e da Defesa compareçam à Comissão
Na quarta-feira, 6, o deputado Lucas Redecker (PSDB-RS), foi eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados e, ao assumir o cargo, afirmou que “o fortalecimento da Diplomacia Parlamentar será prioridade”.
“Temos pela frente, um ano complexo e desafiador. Caberá à CREDN atuar de acordo com as suas prerrogativas para fortalecermos a Diplomacia Parlamentar”, afirmou. “O Brasil sempre foi um País que prezou pela diplomacia para buscar acordos internacionais e mediar conflitos. Como um poder independente, o Poder Legislativo tem autonomia para fazer essa construção”, adiantou.
O deputado reconheceu que o mundo atravessa um momento complexo com uma série de conflitos de baixa e média intensidades e duas guerras e destacou a importância de o Brasil influenciar a ordem mundial em construção. “Todos sabemos que a forma como o Brasil se insere no mundo, as parcerias que firma e os alinhamentos que adota no tabuleiro geopolítico produz consequências políticas e econômico-comerciais”, assinalou.
Audiências públicas
Lucas Redecker apresentou dois requerimentos para a realização de audiências públicas com os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Defesa, José Múcio Monteiro. Na próxima semana, o deputado deverá reunir-se com ambos para tratar das prioridades de cada pasta para 2024.
“A presença dos ministros é fundamental para que a CREDN possa atuar nos campos das Relações Exteriores e da Defesa, nas questões orçamentárias, estruturais e na aprovação de acordos e tratados”. A primeira reunião deliberativa da Comissão está marcada para a próxima quarta-feira, 13, a partir das 9h, com pauta a ser divulgada.
As informações são da Assessoria de imprensa da CREDN.