Em 2023, a CREDN realizou mais de 20 reuniões deliberativas e várias audiências públicas sobre temas de expressiva relevância nas áreas de Política Externa e de Defesa Nacional. Paulo Alexandre destacou, ainda, as dezenas de agendas diplomáticas cumpridas ao longo do ano.
O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), despediu-se, nesta quarta-feira, 6, do cargo de presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e destacou o trabalho realizado ao longo do ano. “Foram mais de 20 reuniões deliberativas, várias audiências públicas e dezenas de agendas diplomáticas que cumprimos em 2023”, afirmou. Paulo Alexandre dará lugar ao deputado Lucas Redecker (PSDB-RS).
“Também realizamos missões oficiais internacionais para a troca de experiências e o fortalecimento da diplomacia parlamentar, com destaque para as viagens ao Japão e Singapura. Além disso, discutimos e votamos diferentes projetos de leis e acordos internacionais nas áreas de cooperação técnica, serviços aéreos, defesa, ciência e tecnologia, entre outros”, explicou.
O ano de 2023 foi marcado por uma série de eventos diretamente relacionados com o campo temático de atuação da CREDN, o que impactou na atuação e nos debates ocorridos no âmbito do Colegiado. Cite-se, nesse particular, a guerra envolvendo Rússia e Ucrânia, já em seu segundo ano, e no Oriente Médio, a deflagração de um conflito armado entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
Segundo Paulo Alexandre, “essas guerras, somadas aos mais de 30 conflitos de baixa e média intensidades em várias partes do mundo, cobraram posicionamentos e ações concretas por parte das autoridades políticas e diplomáticas brasileiras. Neste contexto, contribuímos com a promoção de discussões e de propostas legislativas que, em termos gerais, reafirmaram a nossa tradição de busca pela solução pacífica dos conflitos”, concluiu.
As informações são da Assessoria de imprensa da CREDN