A MBDA recebeu um contrato da Polônia para equipar as três novas fragatas da classe Miecznik, da Marinha polonesa, com o sistema de defesa aérea naval Sea Ceptor da MBDA.
O Sea Ceptor é um sistema de defesa aérea naval de última geração que protege os meios navais das modernas ameaças aéreas e de superfície, tais como os mísseis antinavio supersônicos e as embarcações de superfície não tripuladas.
O contrato se baseia em uma série de acordos estratégicos entre a MBDA e a Polônia em torno da família de mísseis de defesa aérea CAMM da MBDA.
A Polônia vai aproveitar a interoperabilidade do CAMM, projetado especificamente para os domínios terrestres e marítimos, utilizando seus estoques de mísseis CAMM já obtidos para equipar a Classe Miecznik.
O CAMM será instalado a bordo com uma solução de quadpacking no Mk41 VLS (Sistema de Lançamento Vertical – sigla em inglês), permitindo uma carga alta e aumentando a capacidade de sobrevivência da plataforma.
A MBDA está trabalhando com a PGZ (empresa de defesa polonesa) para criar uma capacidade de mísseis na Polônia através do programa NAREW, apoiado por uma transferência sem precedentes de conhecimento e tecnologia da MBDA.
A utilização da família CAMM nos programas PILICA+, NAREW e MIECZNIK vai proporcionar eficiências significativas para a Polônia, ao mesmo tempo impulsionando a indústria polonesa e gerando empregos altamente qualificados.
O contrato para o Miecznik demonstra ainda mais a relação estratégica entre a MBDA e a PGZ, que inclui também a colaboração conjunta em um futuro míssil CAMM de médio alcance, e a força da cooperação de defesa entre o Reino Unido e a Polônia.
Em todo o mundo, muitos militares optaram por confiar na família CAMM para defesa aérea naval e terrestre de última geração, incluindo a Polônia, como também o Reino Unido, Itália, Canadá, Brasil, e, mais recentemente, a Suécia.
As informações são do site Defesa Aérea & Naval.