A Mac Jee, indústria brasileira de Defesa, vai fornecer espoletas para a Força Aérea Argentina (FAA), contribuindo para a modernização dos aparatos de defesa do país vizinho. O acordo, finalizado em 15 de dezembro, sob a aprovação do Chefe do Estado-Maior da FAA, celebra a compra de fusíveis mecânicos de nariz e cauda, especificamente os modelos M904 e M905 B. A contratação direta seguiu após avaliações técnicas realizadas pelo Comando de Alistamento e Treino e análise pelo Departamento Jurídico do Estado-Maior da Aeronáutica.
A Mac Jee Defesa foi escolhida como fornecedora, destacando-se por sua experiência de 17 anos no mercado, principalmente nos segmentos de Defesa e Aeroespacial. Reconhecida por produzir a família BGB (Mk) de bombas de uso geral, além de oferecer soluções aéreas e terrestres, a empresa faz parte da Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil.
“Ficamos orgulhosos pela escolha e confiança. Atuamos sempre com máxima segurança, qualidade e transparência. Essa parceria reforça o protagonismo do Brasil na América do Sul, contribuindo para a segurança e defesa das nações aliadas”, afirma Alessandra Stefani, CEO da Mac Jee.
BMF-95
Trata-se de uma espoleta de cauda mecânica, de acionamento explosivo no impacto, para emprego em bombas de fins gerais de baixo arrasto da série Mk-80/MJ ou similares. Pode ser configurada para diversos tempos de armar e retardos de funcionamento explosivo, ditados pelas necessidades específicas da missão de bombardeio. Existem 9 opções possíveis de seleção do tempo de armar variando de 2 a 18 s, em incrementos de 2 s. O tempo de funcionamento explosivo da espoleta também pode ser selecionado em função do elemento de retardo utilizado, existindo opções de nondelay (instantâneo), 0,01 s, 0,025 s, 0,05 s, 0,1 e 0, 25 s.
A Força Aérea Argentina empregará as espoletas produzidas pela Mac Jee nos sistemas de armas das aeronaves A-4Ar Fightinghawk, IA-63 Pampa II-40/III e EMB-312 Tucano, fundamentais nos cronogramas de treinamento da Aeronáutica, responsáveis por lançamentos periódicos de bombas.
As informações são do site Defesa Aérea & Naval.