Apresentação abordou os desafios nas cadeias globais de suprimento de explosivos
No último dia 06 de dezembro, a ABIMEX – Associação Brasileira das Indústrias de Materiais Explosivos e Agregados, realizou o Workshop Conference 2023, com o tema “Os desafios nas cadeias globais de suprimento relacionadas ao explosivo”. Estiveram presentes ao encontro, representantes da indústria de explosivos e do Exército Brasileiro.
O evento, realizado na sede da ABIMEX, em São Paulo, contou com a participação da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança. A apresentação foi ministrada pelo conselheiro da ABIMDE, general Ivan Ferreira Neiva Filho, que estava acompanhado pelo diretor-executivo da associação, coronel Armando Lemos.
Em sua explanação, o general Neiva falou sobre os novos desafios enfrentados pelas cadeias globais de suprimento, com dois focos: a construção da resiliência nessas cadeias; e as atuais crises geopolíticas que as afetam.
“Nesse sentido, tratei da complexidade do atual cenário, dos múltiplos impactos geopolíticos e de segurança e propus caminhos para as empresas neste meio. Foi uma excelente oportunidade para discutir as crises atuais ligadas aos conflitos geopolíticos, meio ambiente, introdução de novas tecnologias e mudanças demográficas, dentre outros aspectos”, pontuou o general.
Outro ponto abordado foi o projeto do Observatório da Indústria de Defesa e Segurança, que vai gerar inteligência comercial e análise de cenários para que as empresas conheçam as tecnologias emergentes em cada área e o que há de mais novo no mundo. “O ObservaBIDS está sendo desenvolvido pela ABIMDE e criará ferramentas para as empresas planejarem e monitorarem ações estratégicas nesse ambiente”, completou o conselheiro.
Sobre a ABIMEX
A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais Explosivos e Agregados – ABIMEX, sociedade civil sem fins lucrativos, atua na área de produtos controlados, visando congregar empresas e instituições que participem do desenvolvimento, da produção e da utilização de explosivos.
A proposta da ABIMEX é facilitar a realização de negócios entre as associadas, proporcionar acesso à informação de qualidade sobre o mercado consumidor e expor aos órgãos governamentais de fiscalização as particularidades das empresas, com o objetivo de evitar possíveis divergências operacionais.