Condutores de embarcações são incentivados ao uso do aplicativo NAVSEG
O extenso litoral e os rios navegáveis brasileiros são essenciais à economia e ao contexto estratégico do País, e, em especial, durante os meses de verão, também são fonte de lazer e diversão. Devido ao aumento das atividades náuticas nesse período, a Marinha do Brasil (MB) empreende todos os anos a Operação Verão, com os objetivos de reforçar a segurança da navegação e orientar os navegadores quanto a aspectos que não devem se descuidados. A Operação vai ocorrer entre 15 de dezembro de 2023 e 29 de fevereiro de 2024.
As Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências da MB realizam diversas ações junto a um variado público, que vai desde comunidades ribeirinhas e pescadores até passageiros de embarcações de turismo náutico. A Operação Verão contará com fiscalização intensificada e ações educativas, promovendo o cumprimento das normas da Autoridade Marítima que, além do amplo escopo da segurança da navegação, visa salvaguardar a vida humana no mar.
Como parte da Operação Verão, estão previstas atividades para prevenir a poluição ambiental por embarcações, que envolverá todas as Organizações Militares do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário. Para a Diretoria de Portos e Costas (DPC), a boa conservação de mares e rios é fundamental à segurança da navegação, à saúde da população e à preservação dos recursos da Amazônia Azul. Trata-se, ainda, de questão urgente em escala global que a sociedade deve se preocupar e agir para não poluir as águas.
Conscientização em prol de um verão mais seguro
As atividades educativas da Operação Verão 2024 buscam incentivar o cumprimento das normas da Autoridade Marítima, bem como das demais legislações vigentes, independente de fiscalização. Tais ações estão divididas em duas frentes: antes do início da navegação e durante a navegação.
No primeiro grupo, há iniciativas como visitas a clubes náuticos, marinas, colônias de pescadores, a fim de promover palestras sobre a importância do NAVSEG, aplicativo que permite o monitoramento, pela Marinha, das embarcações em tempo real. Já durante a navegação, está a fiscalização do tráfego aquaviário, com abordagem de embarcações. Na Inspeção Naval, realizada pelos Agentes da Autoridade Marítima, serão verificados pontos como a lotação da embarcação, a habilitação do condutor e o material de salvatagem. A partir deste ano, comandantes e condutores também serão orientados acerca da utilização do NAVSEG.
NAVSEG: você conectado a uma navegação segura
Lançado neste ano, o aplicativo (App) NAVSEG é uma iniciativa da DPC, em parceria com o Centro de Análises de Sistemas Navais e o Ministério do Turismo. O App tem como objetivo oferecer mais praticidade e segurança a condutores e passageiros de embarcações de pequeno e médio portes. Uma das funcionalidades do NAVSEG é substituir o “Aviso de Saída“, documento no qual o navegador informa seu plano de viagem.
Por meio do NAVSEG, o comandante compartilha sua localização em tempo real com a MB. Assim, a Capitania dos Portos, responsável pela área, passa a acompanhar, automaticamente, a embarcação durante a navegação. Isso possibilita que, em caso de necessidade, o envio de socorro e salvamento seja muito mais rápido do que sem o uso da ferramenta.
O NAVSEG está disponível para download gratuito em Android e iPhone (iOS). Utilizá-lo é fácil: basta entrar com seu acesso único do Gov.br e preencher todos os campos corretamente. Clique aqui e confira mais detalhes sobre o aplicativo.