Em cerimônia realizada, na última sexta-feira (17), o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) condecorou autoridades civis e militares com a entrega das medalhas Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e do Serviço Militar.
Na ocasião, foram agraciados o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, os Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Secretário-geral do Ministério da Defesa (MD), Luiz Henrique Pochyly da Costa; o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, o Chefe de Assuntos Estratégicos do MD, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo; o Chefe de Educação e Cultura do MD, General de Exército Francisco Carlos Machado Silva; e o Chefe de Gabinete do EMCFA, Vice-Almirante Paulo César Bittencourt Ferreira.
Em seu discurso de agradecimento, o Ministro da Defesa, José Mucio, exaltou o trabalho entre os militares e civis que servem ao país. “É uma grande satisfação estar diante deste grupo, formado por pessoas que tanto se doam ao Ministério da Defesa e ao Brasil. Militares e civis que servem ao país, no sentido mais amplo e profundo da palavra “servir”: dedicam seu tempo, energia, inteligência e capacidade produtiva para a resolução de problemas que afetam nosso povo, nossas divisas e nossa soberania”, disse.
O Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, agradeceu a presença das autoridades agraciadas e comentou a importância do trabalho conjunto para a consecução dos objetivos no setor de Defesa. “Esta medalha representa a relevante contribuição de cada um dos senhores para o fortalecimento da sinergia entre Ministério da Defesa, na articulação entre o EMCFA e a Secretaria-Geral; e nossas três Forças singulares: Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira”, finalizou.
Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto Das Forças Armadas – Foi instituída pelo Decreto nº 8.554, de 6 de novembro de 2015 e regulamentada pela Portaria GM-MD nº 5.424, de 27 de outubro de 2022. Destina-se a agraciar militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, organizações militares e instituições civis nacionais que tenham prestado serviços relevantes ao EMCFA.
Medalha do Serviço Militar – Instituída pelo Decreto nº 10.981, de 25 de fevereiro de 2022 e regulamentada pela Portaria GM-MD nº 4.263, de 10 de agosto de 2022. Visa agraciar os militares das Forças Armadas, da ativa ou na inatividade, civis nacionais, militares e civis estrangeiros, policiais e bombeiros militares, organizações militares e instituições civis nacionais que tenham prestado notáveis contribuições ao serviço militar; ou apoiado o MD no cumprimento de sua missão constitucional.
As informações são do Ministério da Defesa.