O Comando Militar do Norte (CMN) avança nos preparativos para a Operação Calçoene, exercício de adestramento com foco na defesa do litoral da foz do rio Amazonas. Nesta semana, a tropa, as viaturas e os demais meios logísticos embarcaram em Belém rumo ao estado do Amapá, onde acontecerá a Operação, do dia 11 a 15 de setembro.
O embarque foi coordenado pela equipe logística do 2° Batalhão de Infantaria de Selva. Essa é a segunda leva de viaturas operacionais que partem para executar a Operação Calçoene. O transporte fluvial das viaturas também serve como preparativo para o exercício combinado CORE 23, que será realizado em outubro em parceria com o Exército dos Estados Unidos da América.
Do Porto Brucutu, saíram uma balsa e o empurrador Cap Gonçalves, do 8° Batalhão de Engenharia de Construção, levando 22 viaturas, entre elas, carros de artilharia antiaérea e veículos com plataforma de lançamento de mísseis e foguetes. Já no Porto do Rei Salomão, embarcou a tropa composta por 316 militares da 22ª Brigada de Infantaria de Selva e, ainda, viaturas especializadas de comando e controle e de manutenção. Ao todo, serão 27 horas de viagem de Belém até o Porto do Greco, no Amapá
A concentração dos meios necessários à Operação, além de preparar para a Experimentação Doutrinária, demonstra a prontidão logística do CMN. Este é um fator determinante para atender à demanda operacional do exercício integrado, que contará ainda com a Marinha e Aeronáutica.