Militares do 12º Grupo de Artilharia Antiaérea de Selva executaram o tiro real do míssil RBS 70 durante treinamento. O exercício é parte da Operação Sagitta Pimus, que no mês de agosto realiza a sua fase de selva, no Comando Militar da Amazônia.
Sob coordenação do Comando de Defesa Antiaérea, o treinamento englobou a simulação do acionamento de defesa antiaérea, a ocupação estratégica de posições aeromóveis e, finalmente, o disparo real do míssil, realizado no Centro de Instrução de Guerra na Selva.
O míssil RBS-70 demonstra bons resultados no ambiente da selva amazônica, graças a sua capacidade de operação sob diferentes condições meteorológicas. Também, sua plataforma de disparo permite que o armamento opere embarcado em diferentes veículos e aeronaves do Exército Brasileiro, o que torna a resposta a ataques aéreos ágil e efetiva.
A Operação Sagitta Pimus é um grande exercício de defesa antiaérea, que ocorre em várias etapas, com o objetivo de qualificar militares do Exército e da Força Aérea para a defesa do espaço aéreo brasileiro em cada uma das regiões do país. Em sua fase de selva, a Operação obteve sucesso em todos os exercícios, desde a identificação da ameaça, localização dos alvos até o disparo real do míssil RBS-70.
As informações são do Comando Militar da Amazônia.