Quatro dragas de garimpo ilegal foram neutralizadas, até o momento, na região amazônica, pela Operação Curaretinga IV. Lançada em 14 de julho pelo Comando Militar da Amazônia (CMA), por intermédio da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Tefé (AM), a operação tem foco no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais na região da Tríplice Fronteira (Brasil, Colômbia e Peru) e na intensificação da presença do Exército Brasileiro na região do Vale do Javari.
A neutralização das dragas de garimpo ilegal evitam o agravamento do assoreamento dos rios e alterações nos leitos, além da turbidez das águas, poluição dos solos e contaminação por substâncias tóxicas, como o mercúrio.
Cerca de 740 km foram percorridos por meios fluviais, o equivalente ao percurso Manaus-Boa Vista. Participam dessa operação militares do Comando Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva, de Tabatinga (AM), com apoio da 16ª Base Logística, do 16º Pelotão de Comunicações, além de tropas dos Pelotões Especiais de Fronteira e agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
A Operação Curaretinga IV é mais uma das diversas ações que o CMA vem desencadeando em toda a Amazônia Ocidental, visando a proteção ambiental e a Defesa da Amazônia Brasileira.
As informações são do Comando Militar da Amazônia.