Amazônia Azul é uma das áreas de atuação da nova unidade sediada em Salvador
A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o SENAI CIMATEC realizaram ontem (03), em Salvador, uma cerimônia de lançamento do novo campus da instituição, o SENAI CIMATEC Mar, unidade projetada para apoiar as atividades e pesquisas marítimas industriais e comerciais, com o objetivo de fortalecer a inovação e a sustentabilidade, atendendo às demandas crescentes da Economia do Mar. Sua atuação se dará nas áreas de Sustentabilidade Socioambiental, Engenharia Submarina, Tecnologia de Portos, Energias Oceânicas, Amazônia Azul e Desenvolvimento Náutico e Naval.
O SENAI CIMATEC Mar terá um centro de operações, uma embarcação de pesquisa e duas áreas demarcadas na Baía de Todos-os-Santos e na costa da Bahia, destinadas a estações científicas submarinas, que serão empregadas para testes de veículos autônomos e protótipos.
Durante a cerimônia, estavam atracados no Porto de Salvador, o Navio-Varredor “Atalaia”, sediado em Salvador e subordinado ao Comando da Força de Minagem e Varredura, e o Navio Hidroceanográfico “Taurus”, sediado no Rio de Janeiro e subordinado ao Grupamento de Navios Hidroceanográficos. Participaram do lançamento o Comandante do 2o Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, o Diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro, Contra-Almirante (Engenheiro Naval) Alexandre de Vasconcelos Siciliano, os titulares das Organizações Militares da Marinha sediadas em Salvador e uma representação composta por cerca de 50 militares da Marinha do Brasil (MB).
Discursos
O Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra ressaltou que “a inauguração do campus fortalece ainda mais a Economia do Mar e seu desenvolvimento sustentável. O CIMATEC Mar será referência no assunto, em um estado com elevado potencial marítimo, e a parceria com a Marinha do Brasil está sendo muito profícua”.
O Diretor-Geral do SENAI CIMATEC, Leone Andrade, destacou que o novo campus tem como diferencial o fato de possuir uma base educacional sólida para gerar desenvolvimento e riqueza. “Entre os benefícios para a sociedade, destaco o fomento à ciência e inovação, a formação de profissionais nas ciências do mar, valorização da área de portos, incentivo à construção de embarcações, estudos sobre a conservação e proteção da vida marinha e a execução de parcerias sobre a Economia Azul”.
Em sua fala, o Presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) e recém-eleito Presidente da Conferência Nacional da Indústria, Ricardo Alban, agradeceu à Marinha do Brasil pela parceria e apoio. “Gostaria de agradecer, especialmente à Marinha, pela longa parceria. Ela tem nos apoiado desde o início e tenho certeza que vamos continuar caminhando juntos”.
Também presente à cerimônia, o Vice-Governador do Estado da Bahia, Geraldo Júnior, ressaltou a importância de todas as esferas estarem atuando juntas neste projeto. “Não há como se falar em ações de governo se essas ações não forem transversais e não tiverem o apoio e a participação de todas as esferas de atuação, em uma parceria entre sociedade civil, empresários e entes governamentais”. Em sua fala, o Vice-Governador aproveitou a oportunidade para destacar, para todos os presentes, a atuação da MB nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, ocorridas no dia 2 de julho. “A Marinha nos possibilitou participar, no último domingo, de uma cerimônia muito bonita, referente aos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia, que serviu para mostrar a força, o reconhecimento do nosso povo e a reafirmação de nossa independência”, finalizou, solicitando uma salva de palmas.
Implantação
O início da implantação do SENAI CIMATEC Mar está previsto para o segundo semestre de 2023 e a unidade deve entrar em operação em 2025. Para dar suporte às atividades que serão implementadas, a unidade contará com um Centro de Controle de Operações localizado no Porto Organizado de Salvador, base onde serão preparados os protótipos para testes e de onde sairão, para embarque, os equipamentos e robôs.
A área foi cedida pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) para o SENAI CIMATEC em abril deste ano, após assinatura de um contrato de cessão de uso não onerosa, que prevê uma parceria entre as empresas para troca de conhecimento tecnológico e científico, treinamentos e realização de serviços em cooperação.