Ao todo, Marinha já capacitou mais de 350 participantes para atuarem em operações de manutenção da paz da ONU
Encerra-se, nesta sexta-feira (30), a fase presencial da 10ª edição do Curso de Operações de Paz para Mulheres, etapa Internacional. O curso é organizado pelo Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) e tem o propósito de capacitar e ampliar a participação de mulheres em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Mais de 350 participantes já se formaram nas edições anteriores.
A turma atual é composta por 60 mulheres, incluindo militares da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, representantes do Ministério da Defesa, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Militares dos Estados da Bahia e Rio de Janeiro e Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro, além de integrantes do meio acadêmico e de jornalistas de importantes veículos de comunicação. Destaca-se, sobremaneira, a participação de representantes de onze países, como Angola, Camarões, Chile, Estados Unidos, Etiópia, Gana, Letônia, Namíbia, Peru, Tailândia e Uruguai.
Participantes realizam atividades práticas – Imagem: CIASC
A primeira fase do curso foi realizada no período entre 19 e 23 de junho, à distância, e expôs conteúdos do Core Pre-Deployment Training Materials, treinamento básico da (ONU) cuja finalidade é apresentar recursos de treinamento, para que sejam utilizados em missões de manutenção da paz.
Já esta segunda fase, iniciada na segunda-feira (26), acontece no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). Lá, as participantes têm a oportunidade de conhecer e debater as experiências vividas e os conhecimentos adquiridos por renomados palestrantes, civis e militares, que colocam em pauta os desafios enfrentados pela mulher quando em operações.
Alunas estrangeiras também participam do curso – Imagem: CIASC
Dentre as palestrantes, destaca-se a participação da Tenente-Coronel Lausanne Nsengimana Ingabire, Assessora Militar de Gênero no Escritório de Assuntos Militares do Departamento de Operações de Paz da ONU; da Capitão de Corveta (Quadro Técnico) Taryn Machado Senez, psicóloga da Marinha do Brasil e Assessora Militar de Gênero da Junta Interamericana de Defesa; bem como das Doutoras Renata Giannini e Eduarda Hamann, que atuam e desenvolvem pesquisas na área de manutenção da paz no contexto de conflitos.
Tenente-Coronel Lausanne Nsengimana Ingabire durante palestra para as alunas do curso – Imagem: CIASC