Em sessão solene, nesta quarta-feira (28/06), o Congresso Nacional celebrou os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont (1873-1932), um dos pioneiros da aviação. A sessão foi um pedido do Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do Deputado Luiz Fernando Faria, que presidiu a homenagem junto ao Senador Carlos Viana.
A solenidade contou com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo; de Parlamentares, além de Oficiais-Generais e demais convidados civis e militares.
“A figura de Santos Dumont precisa ser muito mais conhecida por todo o Brasil. Melhor ainda, deveria ser reverenciada por todo o mundo. Santos Dumont foi um grande homem corajoso, perseverante, criativo, generoso e um gênio como poucos”, destacou o Deputado Faria.
Para o Ministro da Defesa, a homenagem mostra a importância da valorização daqueles que nos antecederam. “A melhor maneira de cuidarmos do presente e do futuro é reverenciar o passado e aqueles que nos instrumentalizaram para que construíssemos uma sociedade melhor”, disse.
“A grandiosidade e relevância histórica da existência de Dumont se faz refletir em suas grandíssimas obras, que posicionaram o Brasil na vanguarda da Aeronáutica, inclusive em âmbito mundial e, por justo motivo, a esse visionário e obstinado brasileiro foi concedido o título de Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira”, pontuou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Exposição
Também, para celebrar o aniversário de Santos Dumont, foi inaugurada a Exposição “Pai da Aviação – 150 anos”, que reúne relíquias das aeronaves, fotografias, vídeos, documentos e objetos que narram a história do herói brasileiro. A mostra ficará aberta para visitação pública no Congresso Nacional até o dia 30/07.
“É muito bom poder ter contato com esse tipo de material, ainda mais de uma personalidade como Santos Dumont, que fez tanto pela revolução da tecnologia de um modo geral”, declarou a estudante Fernanda Maia ao visitar a mostra.
A programação do evento ainda incluiu a participação da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB), que apresentou a música “La Vie En Rose”, canção que nos transporta ao campo de Bagatelle, em Paris, onde o “Pai da Aviação” realizou o primeiro voo público com o seu 14-Bis.
Serviço:
A exposição é aberta ao público e o horário de funcionamento é das 9h às 17h30 no Salão Negro do Congresso Nacional.
As informações são da Força Aérea Brasileira.