Personalidades militares e civis foram agraciadas com a medalha da Ordem do Mérito Naval
Uma cerimônia militar foi realizada hoje (15), no Clube Naval de Brasília (DF), em alusão ao Dia da Marinha, comemorado em 11 de junho. O evento contou com a participação do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, além de outras autoridades.
O Dia da Marinha rememora os feitos heróicos ocorridos durante a vitória brasileira na Batalha Naval do Riachuelo, há 158 anos. Na ocasião, os heróis do passado são honrados e celebrados por seus atos de coragem e bravura, na Guerra da Tríplice Aliança, sob o comando do Almirante Barroso.
O 11 de junho também representa uma oportunidade de a sociedade brasileira refletir sobre a grandeza do patrimônio do Brasil no mar, na Amazônia Azul, e de reconhecer a necessidade de proteger essas riquezas para as atuais e futuras gerações. A importância da Força Naval, neste sentido, é evidenciada pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro. “As lições heroicas do passado, quando a soberania e a honra da Nação foram postas à prova, servem de inspiração para o cumprimento, no presente, das atribuições constitucionais da Marinha do Brasil. Ao reconhecer o relevante papel desempenhado pela Marinha do Brasil, reafirmo a preocupação com a manutenção da sua prontidão operacional. A consecução dos Programas Estratégicos é prioridade para o Ministério da Defesa e balizará a alocação de recursos para o desenvolvimento de novos sistemas e meios necessários à construção de uma Marinha moderna, aprestada e que permita ampliar a presença do Estado brasileiro no Atlântico Sul”, afirmou o Ministro.
Em sua Ordem do Dia, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, também reforça a importância dos Programas Estratégicos da Força. “A consecução desses Programas Estratégicos levará, no curto e médio prazos, ao proficiente reaparelhamento da Força Naval. Muito além de ampliar as capacidades de projeção de poder e de dissuasão pelo Estado, acarretará arrasto tecnológico; geração de divisas; e a criação de empregos de qualidade, contribuindo para assentar futuro digno ao Brasil e aos brasileiros. Manter uma Marinha moderna, aprestada e motivada, com alto grau de independência tecnológica e efetiva capacidade de infligir danos, é forma justa de honrar a memória daqueles “Heróis-Marinheiros” que, inspirados pelos sinais: ‘O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever!‘ e ‘Sustentar o fogo que a vitória é nossa!‘, ofereceram suas vidas em prol da construção do Brasil como Nação livre e soberana”, disse o Comandante da Marinha.
Ordem do Mérito Naval
Durante a cerimônia, personalidades civis, militares e instituições foram agraciadas com a medalha da Ordem do Mérito Naval. “O sentimento de ser agraciada com essa medalha é o melhor possível. Para mim, é uma honra muito grande, pois sempre dediquei parte do meu trabalho junto à defesa das Forças Armadas, fortes e soberanas. E a Marinha é toda especial também. Para mim, a Marinha do Brasil tem uma força muito grande, porque ela conseguiu colocar o Brasil entre as poucas e seletas nações que dominam todo o ciclo do combustível nuclear“, disse a Diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Perpétua Almeida.
Comandante da Marinha entrega medalha para Perpétua Almeida
O Deputado Federal Ricardo Barros reconheceu a importância da Marinha. “É uma força muito importante para o Brasil, tem apoiado não só a segurança nacional, como também várias ações para o desenvolvimento econômico e social do país e eu fico muito grato por ter sido lembrado nesta data“.
Já o Deputado Federal Aloísio Mendes afirmou que é um orgulho ser agraciado pela Marinha. “Essa instituição tão importante para todos os brasileiros, que defende os nossos mares, os nossos rios, a nossa democracia e a nossa segurança. É um orgulho muito grande ter também no meu estado [Maranhão], que tem um dos maiores portos do Brasil em movimentação de carga, uma Marinha muito presente“, comentou o Deputado.
Além da entrega de medalhas, a programação contou com salva de tiros de canhão, viaturas blindadas e anfíbias dos Fuzileiros Navais, sobrevoo de aeronaves, incluído o caça AF-1 Skyhawk, além de embarcações.
Eventos por todo o Brasil
Para celebrar o Dia da Marinha, a Força realizou diversos eventos por todo o País. As comemorações iniciaram no dia 09 de junho e acontecem até o fim deste mês. Há programações em todos os Distritos Navais, divididos por todas as regiões do País, com muitas ações voltadas para a sociedade.
Especialmente no domingo (11), houve um desfile naval e aeronaval que cruzou toda a orla do Rio de Janeiro (RJ). O público, que estava na região, pôde ver 12 navios e oito aeronaves. As pessoas que estavam pela região foram surpreendidas ao assistir de perto o desfile. O público que estava na Praia de Copacabana também teve a oportunidade de assistir a uma apresentação da Banda Marcial e da Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais, além de conferir, de perto, os veículos blindados do Corpo de Fuzileiros Navais, em uma exposição que contou com 11 viaturas militares e 01 carro de combate. No mesmo dia, as bandas realizaram uma apresentação antes da partida entre Flamengo x Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã.
Na tarde do dia 09, quem passou pela Praça Mauá, na capital fluminense, pôde assistir a uma apresentação da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro. Já do dia 09 até 13, o público em geral também pôde visitar o Navio-Veleiro “Cisne Branco”, atracado ao cais do Museu do Amanhã, também no Rio de Janeiro (RJ). Uma programação de visitação a navios da Marinha do Brasil também acontece em Belém (PA), Cabedelo (PB), Corumbá (MS), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Recife (PE) e São Paulo (SP).
As informações são da Agência Marinha de Notícias.