Nessa terça-feira (13), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, acompanhou visita de uma comitiva de parlamentares da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, à Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás. A comitiva conheceu o trabalho desempenhado pela BAAN, o Projeto F-X2, a aeronave de transporte KC-390 Millennium e as principais operações desempenhadas pela Força Aérea, como a Operação Yanomami.
Antes mesmo de desembarcar, durante o voo, as autoridades assistiram a uma interceptação do caça multimissão F-39 Gripen em uma demonstração da defesa aérea, simulando a escolta de uma aeronave não identificada. Este é um dos 36 aviões adquiridos em parceria com a empresa sueca Saab dentro do Projeto F-X2. O investimento no desenvolvimento dos equipamentos alavanca a indústria de defesa nacional, por meio do programa de transferência de tecnologia, promove maior autonomia tecnológica e gera cerca de 13 mil empregos diretos e indiretos.
Durante a visita, o Ministro Mucio ressaltou a importância dos investimentos na defesa aérea. “O painel do Gripen, o capacete do piloto e mais alguns equipamentos são desenvolvidos no Rio Grande do Sul, por uma empresa brasileira, fato que nos enche de muito orgulho. Isso mostra que não é só comprar o equipamento, é investir em conhecimento e desenvolvimento de novos engenheiros, técnicos e cientistas brasileiros“, disse.
As autoridades conheceram, ainda, o pátio operacional das aeronaves e o simulador de voo, onde os pilotos são instruídos antes de partir para os voos reais. A visita terminou no hangar do Grupo Logístico onde foi apresentada a aeronave multimissão de transporte KC-390 Millennium.
Participaram da visita, os Deputados Federais Jorge Braz de Oliveira (Republicanos – RJ), Augusto Rodrigues Coutinho de Melo (Republicanos – PE), Rubens Otoni Gomide (PT – GO) e Flávio Rodrigues Nogueira (PT -PI), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa.