Mast é um dos principais guardiões do acervo científico e tecnológico do país
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) possui um dos mais importantes acervos sobre a história da ciência e tecnologia no Brasil. Para apresentar parte desse material, pesquisadores da instituição prepararam a exposição virtual “O arquivo do MAST e a memória da Ciência e Tecnologia Brasileira”, que será lançada nesta terça-feira (6), às 10h, no canal do museu no YouTube.
O objetivo é que a exposição aproxime diferentes públicos da ampla documentação preservada pelo MAST.
Para facilitar o acesso às coleções expostas virtualmente, os arquivos foram divididos nos seguintes temas: Mulheres Cientistas; Observatório Nacional; Físicos e Energia Nuclear; Maurice Bazin e o povo Tuyuka; e Helmut Sick, os objetos e a ornitologia.
Com o tempo, a ideia é que outras categorias sejam incluídas na mostra, aumentando a quantidade de assuntos apresentados. “O acervo do MAST está em constante expansão. Nós temos trabalhado muito no tratamento e na digitalização desse material, um verdadeiro tesouro que não pode ficar distante da população. Preservar esses documentos é, também, preservar a história do nosso país e, principalmente, daqueles que dedicaram suas vidas ao avanço da ciência e da tecnologia no Brasil. Essa exposição é uma porta de entrada para o acervo completo do Mast, que possui mais de 60 coleções”, pontua o coordenador de Documentação e Arquivo do Mast, José Benito Yárritu.
“É preciso desmitificar que museus e arquivos são lugares cheios de papel e coisas velhas, que não permitem interações por parte dos visitantes. Expor no ambiente virtual é um importante passo para essa mudança” conclui Benito.
A exposição “O arquivo do MAST e a memória da Ciência e Tecnologia Brasileira” faz parte da programação que o museu apresenta na 7ª Semana Nacional de Arquivos.
Para saber mais, acesse o site do Museu de Astronomia e Ciências Afins.
As informações são do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.