Ação cívico-social e visitação a navios fizeram parte da Comissão “Platina 2023”
Foi encerrada, nesta terça (30), a Comissão “Platina 2023”, em comemoração ao 212º aniversário da independência da República do Paraguai. O Navio-Transporte Fluvial “Paraguassu” e o Navio-Patrulha “Pirajá”, subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, participaram da comissão e permaneceram atracados no Porto de Assunção. Durante o período de dez dias, cerca de 120 militares da Marinha do Brasil (MB) estiveram envolvidos nos eventos, alusivos à data, que contou com desfile cívico-militar, ação cívico-social e visitação aos navios brasileiros.
No dia 14 de maio, a MB, representada por um destacamento do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), participou do desfile cívico-militar, na Avenida Costanera, na Baía de Assunção. A Banda de Música do Com6ºDN, formada por militares do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, marchou à frente, tocando a canção “Cisne Branco”. Na ocasião, houve também sobrevoos da aeronave UH-12, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste, reforçando o pronto emprego do Poder Naval brasileiro.
Militares e autoridades, paraguaias e brasileiras, foram recepcionados a bordo do Navio-Transporte Fluvial “Paraguassu”, no dia 17, oportunizando a troca de conhecimentos e experiências.
Para o Comandante da Flotilha de Mato Grosso, Capitão de Mar e Guerra Guilherme José Aguiar de Araujo, a Comissão “Platina” representa o pronto emprego da Marinha do Brasil em missões na jurisdição do Com6ºDN e no exterior. “Além de contribuir para o cumprimento de nossas atividades operativas, a participação de meios e pessoal no aniversário de independência do Paraguai reforça e valoriza o nosso relacionamento com o país vizinho, permitindo a troca de experiências entre as Forças”, disse.
Navio-Transporte Fluvial “Paraguassu” fez parte da Comissão “Platina 2023” – MN (RM-2) Cabral
Ação Cívico-Social
A Escola Básica nº 3 “República do Brasil” recebeu, ao longo de quatro dias, o apoio nos serviços de alvenaria (reparos na quadra de esportes e na escada principal), refrigeração (manutenção e limpeza de ar condicionados), elétricos (iluminação das salas de aulas) e pintura geral, além da doação de computadores.
A ação aconteceu na manhã do dia 18, com a presença dos alunos, dos professores, de membros da coordenação e diretoria, de representação da Marinha do Brasil, do Ministro da Educação, do Embaixador do Brasil no Paraguai e do Adido Naval no Paraguai.
“Só tenho uma palavra para dizer hoje: obrigada! Agradeço, do fundo do meu coração, por este momento que estamos passando e do qual nunca iremos nos esquecer. Penso que cada aluno aqui presente pôde perceber todo esse amor e tanta solidariedade. Agradeço, do fundo da minha alma, pela dedicação e pelo carinho à nossa escola”, disse a Diretora Asunción Vall, na ocasião.
A Escola Básica “República do Brasil” recebeu apoio de militares brasileiros em diversos serviços – MN (RM-2) Cabral
Visitação pública
Os navios estiveram abertos à visitação pública no Porto de Assunção, no dia 15, feriado do Dia das Mães no Paraguai, e no fim de semana, nos dias 20 e 21. O Navio-Transporte Fluvial “Paraguassu” e o Navio-Patrulha “Pirajá” receberam cerca de 1.200 pessoas, entre paraguaios, estrangeiros e brasileiros residentes no país.
Crianças e adultos tiveram a oportunidade de conhecer algumas “fainas” (trabalhos) marinheiras, instalações dos navios – como popa, proa e passadiço – e conversar com militares sobre as missões da Marinha do Brasil.
Cerca de 1.200 pessoas visitaram os navios da Marinha, no Paraguai – MN (RM-2) Cabral
Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/