Durante a audiência conjunta das comissões de Serviços de Infraestrutura e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, citou como prioridade do governo levar internet de qualidade a todos os municípios, incluindo as zonas rurais e rodovias. Para isso, disse ele, serão usados recursos do Fust, Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, que não foram aplicados desde a sua criação há 23 anos.
“É importante destacar que nenhum serviço universal de má qualidade e nem tampouco uma conectividade significativa para poucas pessoas trarão benefícios para a nossa sociedade. Então, elas se complementam. É a internet que melhora a vida das pessoas. Então isso, essa conectividade significativa, ela é um dos focos principais das políticas públicas hoje elaborada pelo Ministério.”
Juscelino Filho também destacou como prioridades os programas Conectividade para Educação e Saúde. Ele citou que 8.365 escolas não têm internet, e que das 130 mil conectadas, apenas 10 mil têm velocidade adequada. Entre as ações, a distribuição de chips de celular a estudantes e de computadores a escolas e bibliotecas. Quanto à Saúde, das cerca de 57 mil Unidades Básicas de Saúde, oito mil não possuem nenhum tipo de conectividade e quase 16 mil precisam de maior velocidade.
O ministro das Comunicações afirmou que o sistema 5G está sendo implantado de forma antecipada. Ao destacar que mais de 36 milhões de brasileiros não têm acesso à internet, o ministro Juscelino mencionou programas de Inclusão e Letramento Digital, para mostrar a importância da conectividade e ensinar como usá-la. E anunciou que o governo vai levar sinal de cobertura 4G para 35 mil quilômetros de rodovias federais. Ao lembrar que o Ministério das Comunicações ao longo da história levou telefonia a todo o país, o presidente da Comissão de Infraestrutura, Confúcio Moura, do MDB de Roraima, disse que hoje o desafio é levar conectividade.
“Então, vocês vejam a importância desse ministério. E agora também ele se destaca já num papel outro e avançado, que é levar o 5G, levar telefonia, a integração das redes de saúde do interior do Brasil e também das escolas públicas conectadas à internet.” Ao ressaltar que mais de 20 mil municípios não têm nenhuma rádio comunitária, o ministro Juscelino Filho ainda disse que o governo enviará ao Congresso Nacional um projeto para atualizar a regulamentação da radiodifusão.
As informações são da Rádio Senado.