A Saab divulgou em seu canal oficial do Youtube um vídeo que mostra a preparação e voo dos caças Gripen de matrículas FAB 4105 e FAB 4106. As aeronaves chegaram ao Brasil via Porto de Navegantes, em Santa Catarina, no dia 05 de maio e decolaram do aeroporto da cidade para a Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás, no dia 09.
As aeronaves foram conduzidas pelos pilotos da FAB Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Perez e Major Abdon de Rezende Vasconcelos. Essa foi a primeira vez que os caças recém-chegados ao país voaram diretamente para a BAAN e não para Gavião Peixoto, em São Paulo, onde fica o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC).
Isso se deu porque a Base Aérea de Anápolis já está em operação com os caças, totalizando agora 6 aeronaves sob o comando do 1º Grupo de Defesa Aérea. O voo registrou, aproximadamente, 1h30min.
Confira o vídeo:
Linha de produção
A Saab e a Embraer inauguraram a linha de produção do caça Gripen E no Brasil na unidade de Gavião Peixoto (SP) da Embraer. Este é um importante marco do programa de transferência de tecnologia e no compromisso das empresas em trabalharem juntas em novas oportunidades de negócios.
O evento contou com a presença de autoridades civis e militares de alto escalão, bem como de representantes de diversos setores da sociedade brasileira. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da cerimônia juntamente com o Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, entre outros convidados importantes.
A inauguração da linha de montagem final, que é a única do Gripen E fora da Suécia, marca a entrega de uma das contribuições mais significativas para o ecossistema do caça no Brasil. Com o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network – GDDN), o Centro de Ensaios em voo do Gripen (Gripen Flight Test Center – GFTC), e agora a linha de montagem, a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto abriga os estágios de desenvolvimento, produção e testes da aeronave.
Desde a assinatura do contrato para o fornecimento de 36 caças, sendo 28 Gripen E (versão monoposto) e 8 Gripen F (versão biposto), à Força Aérea Brasileira, em 2014, a Saab e Embraer trabalham juntas no maior projeto de transferência de tecnologia em curso no país. Recentemente, com a assinatura do Memorando de Entendimento entre as empresas, a linha de produção também se tornou uma oportunidade para novos negócios.
As informações são da Força Aérea Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança