O Ministério da Defesa (MD), por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), promoveu o 1º Seminário de Proteção do Conhecimento Sensível para empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS). O evento foi realizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São Paulo, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e o Parque Tecnológico de São José dos Campos. A iniciativa é uma das ações da Seprod em busca de fomentar maior conscientização sobre o tema e aprimorar as medidas de segurança e proteção da informação em áreas estratégicas e sensíveis.
O Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do MD (DECTI), Brigadeiro do Ar Antonio Ferreira de Lima Júnior, destacou o propósito da atividade. “O Simpósio de Proteção do Conhecimento é uma iniciativa da SEPROD para despertar nas empresas da BIDS uma mentalidade que assegure as suas capacidades e a sua propriedade intelectual, principalmente em áreas sensíveis. A ABIN e o MCTI apoiaram na abordagem de possíveis vulnerabilidades, destacando possibilidades e ferramentas disponíveis na preparação dos recursos humanos para a proteção do conhecimento”, afirmou.
O Coordenador-Geral de Bens Sensíveis do MCTI, Sérgio Antônio Frazão Araújo, pontuou a importância de tratar do assunto. “Nesse momento, em que temos um ambiente de enorme aumento no fluxo global de informações, a adoção de medidas de segurança e proteção da informação torna-se cada vez mais central para o crescimento e a sedimentação das empresas da BIDS no mercado nacional e internacional”.
Durante o seminário, as instituições parceiras realizaram diversas palestras direcionadas a empresas vinculadas ao MD e desenvolvedoras de pesquisas em Ciência, Tecnologia e Inovação. Alguns dos temas abordados foram “Desafios e oportunidades para empresas do setor aeroespacial na área de Proteção do Conhecimento”, “Sistema de Gestão de Bens Sensíveis” e “Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível”, entre outros. Na ocasião, duas empresas da BIDS demonstraram interesse em aderir ao programa, gerido pela Abin.
Sistema de Gestão do Conhecimento (SGC-MD) – O SGC-MD é um sistema concebido para atuar em todo o processo do Ciclo de Gestão do Conhecimento, cobrindo desde a aquisição e o armazenamento até a distribuição e o uso. Entre as atribuições do sistema, está a potencialização das competências e das capacidades de nichos tecnológicos, como universidades, centros de pesquisa, laboratórios, redes e empresas de base tecnológica. O DECTI, setor responsável pela gestão do sistema, atua, também, com ações voltadas à proteção do conhecimento, especialmente em áreas estratégicas e sensíveis da BIDS.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança