No período de 24 a 28 de abril, foram realizadas as atividades do Estágio de Adaptação às Operações Aeromóveis do Comando Militar do Norte (CMN). Diversas instruções teóricas e práticas visaram aperfeiçoar e desenvolver os conhecimentos das táticas e o processo de planejamento de operações aeromóveis. Participaram do Estágio 36 oficiais e sargentos do Exército e um agente da Polícia Civil do estado do Pará.
A Aspirante a Oficial Letícia Yukari Takeda, do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), comentou sobre o seu aprendizado e sobre a troca de experiências. “Durante o Estágio, nós pudemos aprender técnicas de infiltração e exfiltração aeromóvel, emprego tático, diferenciamos os tipos de aeronaves empregadas pelo Exército Brasileiro e conseguimos finalizar com chave de ouro, com a execução de um exercício no terreno”. Os estagiários também estudaram os procedimentos de segurança e as noções de operação de uma Zona de Pouso de Helicóptero no período noturno.
O Comandante do 50º Batalhão de Infantaria de Selva, Tenente-Coronel Mendes Melo, destacou a importância do exercício de ataque a objetivo, que marcou a conclusão do Estágio e colocou em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo da semana. “O Estágio foi coroado com a Operação Zawaruhu, que significa ‘onça’ no dialeto Guajajara. Durante a operação, as tropas realizam infiltração aeromóvel, infiltração terrestre através selva, e, após a conquista do objetivo, realizaram a exfiltração aeromóvel”, conta.
De maneira combinada, a 2ª Companhia de Fuzileiros de Selva, subunidade que integra a Força de Prontidão da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, empreendeu uma Marcha para Combate Fluvial, navegando cerca de 10 km no Rio Tocantins, com a finalidade de se juntar à tropa aeromóvel no terreno.
O Estágio foi concluído com sucesso, qualificando todos os militares envolvidos.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança