Quem visitou a LAAD 2023 entrou em contato com o que existe de mais moderno na indústria de defesa e segurança da América Latina. Um dos destaques da feira, este ano, foi exposto no stand da empresa Saab, um conceito da futura Viatura Blindada de Combate Antiaérea – Media Sobre Rodas (versão Unidade Tiro), equipamento que fará parte de um novo sistema de defesa antiaérea móvel. Tal sistema contempla também uma Viatura Blindada de Combate Antiaérea – Média Sobre Rodas (versão controle e alerta), veículo que possuirá um radar móvel e abrigará o Centro de Operações Antiaéreas da Seção Antiaérea Mecanizada.
O projeto foi iniciado pela Diretriz de Concepção Integrada, Portaria nº 944-EME, de 12 de Janeiro de 2023, que tem como propósito regular as medidas necessárias à Concepção Integrada da Viatura Blindada de Combate Antiaérea Média Sobre Rodas (VBC AAe – MSR) de Seção de Artilharia Antiaérea Mecanizada de Mísseis para a confecção do Estudo de Viabilidade e dos documentos da Fase de Concepção das Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar.
Dentre os objetivos específicos do Projeto, destacam-se: obter Viaturas Blindadas de Combate Antiaéreas Média sobre Rodas (nas versões Unidade de Tiro e Controle e Alerta); integrar o sistema de plataforma veicular da família de blindados Guarani com o subsistema de mísseis antiaéreos de baixa altura de dotação do Exército e com o subsistema de controle e alerta, no escalão Seção de Artilharia Antiaérea, compatibilizando os sistemas de comando e controle das novas viaturas com o sistema de comando e controle da Força Terrestre. Tudo visando atender o objetivo geral de proporcionar capacidade de defesa antiaérea móvel às Brigadas Mecanizadas/Blindadas.
Primeiro projeto integrado do EPEx, a VBC AAe – MSR está inserida no escopo dos Programas Estratégicos do Exército Forças Blindadas e Defesa Antiaérea; e passará a fazer parte da família de blindados Guarani, utilizando o sistema de mísseis de alta precisão, na versão Unidade de Tiro, e radares móveis de alta resolução na versão Controle e Alerta.
Segundo o General Rocha Lima, Chefe do Escritório de Projetos do Exército, “a finalidade do Projeto VBC AAe – MSR é dotar as Baterias Antiaéreas orgânicas das brigadas mecanizadas, contribuindo de modo significativo para aprimorar a capacidade de defesa antiaérea móvel da Força Terrestre”.
Segundo o site da empresa, um dos destaques da Saab na LAAD foi o conceito do sistema de defesa antiaérea móvel de baixa altura (Mobile Short-Range Air Defense – MSHORAD), uma solução de defesa antiaérea com alto grau de mobilidade para acompanhar tropas mecanizadas e blindadas em deslocamento, que combina uma ou mais unidades de tiro RBS 70 e um radar Giraffe 1X, interligados ao Sistema de Comando e Controle (C²) da Saab. No estande, a Saab demonstrou a possibilidade de integração de uma unidade de tiro RBS70 NG à Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas (VBTP MSR) Guarani, do Exército Brasileiro.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança