No segundo dia (12) da LAAD Defence & Security, o Ministério da Defesa (MD) promoveu dois painéis temáticos, voltados à economia de defesa e à ampliação das oportunidades de negócios para as empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), com destaque para alternativas que devem viabilizar o aumento nas exportações brasileiras.
O painel dedicado ao setor de financiamentos, seguros e garantias foi conduzido por representantes da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do setor privado de seguros e garantias. O objetivo foi orientar as empresas quanto a alternativas e processos para viabilizar o aumento na exportação de produtos de defesa, com o apoio de instituições financeiras públicas e privadas, de modo a promover a sustentabilidade da BID no longo prazo.
No outro painel, representantes da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD-MD) e da Central de Compras do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) abordaram sobre o processo de credenciamento de empresas e de classificação de produtos de defesa, com vistas ao fomento da BID, bem como sobre a aplicação do Regime Especial Tributário da Indústria de Defesa (RETID) e a utilização do Termo de Licitação Especial (TLE) nos contratos de compras a serem celebrados por órgãos e entidades públicas nacionais.
O papel do MD é promover a BIDS brasileira, com foco no aparelhamento e na modernização das Forças Armadas para garantia da soberania nacional, além de contribuir para o desenvolvimento do País. “A Feira tem grande potencial de fomento à nossa BID. Novos projetos nascem de interações que acontecem na LAAD e são idealizados com base nas necessidades apresentadas nos encontros que ocorrem na Feira. O reflexo disso está nos números da nossa indústria de defesa. Participamos com cerca de 5% do PIB do País”, afirmou o Secretário de Produtos de Defesa do MD, Rui Chagas Mesquita. Atualmente, o setor de defesa emprega 2,9 milhões de pessoas.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança