Começou na terça-feira (11) a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, a LAAD Defence & Security, que acontece até sexta-feira (14), no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). A exposição, que retorna após quatro anos de pausa, por conta da pandemia do coronavírus, reúne fabricantes e fornecedores de tecnologias para as Forças Armadas, Polícias, Forças Especiais, executivos da indústria de defesa e segurança e agências governamentais.
A Marinha do Brasil (MB) participa da 13º edição da feira, apresentando seus programas estratégicos. A LAAD deste ano ocupa três dos quatro pavilhões do centro de exposições, com mais de 340 expositores, 400 marcas, 185 delegações e a expectativa de público de mais de 45 mil pessoas. A LAAD é uma feira de negócios restrita a militares, forças policiais, autoridades e profissionais dos setores de defesa e segurança.
Durante a cerimônia de abertura, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, afirmou que os protagonistas da Base Industrial de Defesa brasileira estão com suas atenções voltadas à LAAD. “Aqui é o ambiente mais propício para estabelecer relações comerciais. Novos projetos nascem de interações que ocorrem nessa feira, durante os encontros que aqui serão promovidos. O reflexo disso está nos números da nossa indústria de Defesa, participamos com cerca de 5% do Produto Interno Bruto do País”.
De acordo com o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, “é importante registrar que as feiras de segurança e defesa promovem, no mundo inteiro, uma oportunidade ímpar de fomentar discussões e de estreitar relacionamentos entre as Forças Armadas, permitindo o estabelecimento de um saudável ambiente de negócios. E isso não seria diferente com a LAAD, a maior da América Latina, que contribui diretamente para o fortalecimento da Indústria Nacional de Defesa e para o estreitamento dos laços de amizade entre os países participantes”.
Segundo o organizador da LAAD, Sérgio Jardim, diretor da Creative Events Brazil, a organizadora da feira “neste ano, a exposição trará o que há de mais moderno em equipamentos, serviços e tecnologia para mais de 20 segmentos das indústrias de defesa e segurança, tais como: engenharia aeronáutica; engenharia naval; equipamentos pessoais e táticos; munição e armamento; ópticos e optrônicos; consultoria, treinamento e serviços; “cyber defense” & “cyber security”; contraterrorismo; transmissão, comunicação e posicionamento; emergência, salvamento e resgate; controle de acesso e vigilância; perícia criminal e forense; e veículos”.
Sobre a LAAD
Durante o evento, é possível visitar as exposições da cadeia produtiva industrial, no âmbito nacional e internacional, de todos os elos da defesa e segurança. Além da exposição, o evento conta com o X Simpósio Internacional de Logística Militar. Na última edição, em 2019, a LAAD reuniu 450 marcas expositoras, 38.350 visitantes, 133 delegações oficiais de 81 países e 420 autoridades de segurança pública.
Serviço:
Data: 11 a 14 de abril de 2023
Nos dias 11 a 13, das 10h às 18h | Dia 14, das 10h às 17h
Local: Riocentro – Exhibition and Convention Center
Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)
As informações são da Agência Marinha de Notícias.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança