Nesta terça-feira (11), o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, firmou um acordo de cooperação em defesa com o seu homólogo no Governo da Eslovênia, Marjan Sarec. O documento foi assinado durante encontro bilateral na 13ª edição da LAAD, feira de defesa e segurança que ocorre entre 11 e 14 de abril, no Rio de Janeiro.
O acordo firmado promove a cooperação em áreas como política e legislação de defesa, educação e treinamento militar, medicina militar, cultura e desporto, entre outros temas.
Estiveram presentes também o Secretário-Geral do Ministério da Defesa (MD), Luiz Henrique Pochyly da Costa; e o Chefe de Assuntos Estratégicos do MD, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; além de autoridades eslovenas.
Relações internacionais
No primeiro dia de LAAD, além da Eslovênia, houve reuniões bilaterais com representantes da África do Sul, da Coreia do Sul, do Peru e do Suriname. Durante os encontros, foram mencionadas as atuações do Brasil em defesa da Amazônia por meio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), bem como os equipamentos produzidos no País, como a aeronave de transporte KC-390, da Força Aérea Brasileira. O intuito foi reforçar os laços de parceria, além de trocar conhecimentos na área de defesa e segurança.
Na cerimônia de abertura, o Ministro destacou a capacidade da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) para gerar empregos, com reflexo em outros campos de atuação. Atualmente, a BIDS emprega cerca de 2,9 milhões de pessoas no Brasil, sendo 1,6 milhão de empregos diretos e 1,3 milhão de indiretos. O setor representa, hoje, cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto).
“Cada emprego na Base Industrial de Defesa gera 2,6 empregos em outros setores. Ou seja, o investimento na indústria de defesa estimula o mercado de trabalho, como um todo, no País”, disse o ministro.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança