O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, participaram, nessa terça-feira (4), no Palácio do Planalto, da solenidade de apresentação de 56 oficiais-generais das Forças Armadas, promovidos na última sexta-feira (31).
Estiveram presentes, no evento, os Comandantes das três Forças: o General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, do Exército; o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, da Marinha; e o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, da Aeronáutica.
O Ministro José Mucio Monteiro Filho presidiu, nesta quarta-feira, outra solenidade, desta vez, de promoção de 25 oficiais-generais do Exército Brasileiro na sede do Clube do Exército, também na capital federal.
Durante a cerimônia, foi realizada a imposição da Ordem do Mérito Militar; a entrega do bastão de comando, da carta-patente e de espadas aos oficiais-generais promovidos em 31 de março de 2023.
LAAD
O Ministério da Defesa (MD) participará da 13ª edição da LAAD Defence & Security entre os dias 11 e 14 de abril, no centro de eventos e convenções Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). A feira, realizada a cada dois anos, é considerada a mais importante do segmento na América Latina. Neste ano, a LAAD deverá reunir 310 expositores e 160 delegações nacionais e internacionais, com foco na promoção da Base Industrial de Defesa (BID) nacional, no incremento da autonomia tecnológica e produtiva do País e no desenvolvimento de tecnologias duais que também beneficiam a sociedade civil.
Investir em capacidade militar é fundamental para que o Brasil possa garantir a sua soberania e combater o terrorismo, o crime organizado transnacional, a pirataria, os ataques cibernéticos e possíveis ameaças externas. Assim, uma das premissas do MD é zelar pela ação conjunta e sinérgica das Forças Armadas (FA), na defesa do território (mar, terra e ar), na otimização de recursos, nos processos de capacitação e treinamento, na logística militar e nas ações subsidiárias em apoio à sociedade, entre outros. Ou seja, estar pronto para atuar quando e onde for necessário, com elevado nível de pronta-resposta.
Na última edição, em 2019, empresas nacionais e internacionais marcaram presença na LAAD, em áreas como engenharia aeronáutica e naval; equipamentos pessoais e táticos; e munição e armamento para o avanço da capacidade de defesa. Foram realizadas 2.503 reuniões entre delegações e expositores. Em 2021, a feira não foi realizada em decorrência da pandemia de Covid-19.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança