O Ministério da Defesa (MD), por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), recebeu, nesta segunda-feira (3), a visita de representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). No encontro, foi debatida a sinergia no fluxo de informações entre as Forças Armadas e a indústria durante o processo de produção na área de defesa.
Com a produção industrial alinhada às demandas das Forças, espera-se uma elevação no consumo do produto nacional, gerando expansão no mercado e consequente aquecimento da economia. Na ocasião, o Secretário de Produtos de Defesa, Rui Chagas Mesquita, enfatizou a importância do encontro: “Ao conciliar as capacidades de produção da indústria de defesa às demandas das Forças Armadas, conseguiremos dar maior destaque para o produto nacional, que é uma de nossas principais premissas”.
O encontro também contou com a participação do Diretor do Departamento de Produtos de Defesa, Contra-Almirante Vagner Belarmino de Oliveira; do Diretor do Departamento de Promoção Comercial, Brigadeiro Antonio Ferreira de Lima Júnior; do Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Mario Cezar de Aguiar; e do Presidente do Comitê da Indústria de Defesa da Fiesc, Cesar Olsen.
LAAD
O Ministério da Defesa (MD) participará da 13ª edição da LAAD Defence & Security entre os dias 11 e 14 de abril, no centro de eventos e convenções Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). A feira, realizada a cada dois anos, é considerada a mais importante do segmento na América Latina. Neste ano, a LAAD deverá reunir 310 expositores e 160 delegações nacionais e internacionais, com foco na promoção da Base Industrial de Defesa (BID) nacional, no incremento da autonomia tecnológica e produtiva do País e no desenvolvimento de tecnologias duais que também beneficiam a sociedade civil.
Investir em capacidade militar é fundamental para que o Brasil possa garantir a sua soberania e combater o terrorismo, o crime organizado transnacional, a pirataria, os ataques cibernéticos e possíveis ameaças externas. Assim, uma das premissas do MD é zelar pela ação conjunta e sinérgica das Forças Armadas (FA), na defesa do território (mar, terra e ar), na otimização de recursos, nos processos de capacitação e treinamento, na logística militar e nas ações subsidiárias em apoio à sociedade, entre outros. Ou seja, estar pronto para atuar quando e onde for necessário, com elevado nível de pronta-resposta.
Na última edição, em 2019, empresas nacionais e internacionais marcaram presença na LAAD, em áreas como engenharia aeronáutica e naval; equipamentos pessoais e táticos; e munição e armamento para o avanço da capacidade de defesa. Foram realizadas 2.503 reuniões entre delegações e expositores. Em 2021, a feira não foi realizada em decorrência da pandemia de Covid-19.
A feira de defesa e segurança da América Latina ocorre desde 1997. Além das Forças Armadas, outras Instituições brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços “multiclientes” participam do evento: forças armadas, forças especiais, forças de segurança e agências governamentais, entre outros.
A programação também inclui exposições sobre segurança, congressos e seminários com todo tipo de informação e novidades do setor. A participação do MD na LAAD 2023 é resultado de parceria com a empresa organizadora do evento, decorrente de um acordo de cooperação.
Serviço:
Data: 11 a 14 de abril
Horários: 11, 12, 13 (das 10h às 18h) e 14/4 (das 10h às 17h)
Local: Riocentro, Avenida Salvador Allende – Barra da Tijuca, RJ
Mais informações: +55 (11) 97521-9728 (WhatsApp)
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança