Com o objetivo de aumentar a percepção da sociedade sobre a importância das atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil (MB), o Navio Hidroceanográfico (NHo) “Cruzeiro do Sul” atracou no Porto de Mucuripe, em Fortaleza (CE), e recebeu, no dia 25 de março, a visita de alunos e professores de escolas cearenses. Além de integrantes das instituições de ensino, familiares de militares da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar do Estado do Ceará, do Grupo de Escoteiros do Mar Marcílio Dias, adolescentes do Abrigo Lar Davis e membros da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-CE) também participaram da visita. Ao todo, 345 pessoas puderam conhecer de perto o “Leão dos Mares”, como é conhecido o navio.
Alunos do 7° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, do Colégio Cívico-Militar “Batalha do Riachuelo”, estiveram entre os visitantes e demonstraram-se entusiasmados com o passeio. Responsável por toda a parte militar da escola, Renata Amaral Madeiro Sampaio exerce a função de Comandante do Colégio e acompanhou o grupo durante a visitação. Ela ressaltou que é uma oportunidade de as crianças e jovens conhecerem um navio da Marinha, bem como de acompanharem um pouco da rotina de bordo dos militares.
Renata foi militar temporária na MB por cerca de oito anos e conta que os exemplos e ensinamentos absorvidos durante o período em que serviu à Força estão sendo colados em prática no dia a dia do seu trabalho no colégio.
“Como diz o ditado, a gente sai da Marinha, mas a Marinha jamais vai sair da gente. Os valores apreendidos continuarão enraizados em minha mente e coração. Então, é sempre uma honra e alegria poder participar de eventos da Marinha e divulgar as suas tradições”, constata.
Desde fevereiro, o NHo “Cruzeiro do Sul” realiza comissão de pesquisa em apoio ao Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC), programa que tem o propósito determinar a área marítima, além do limite de 200 milhas náuticas, na qual o Brasil pode exercer direitos de soberania para a exploração dos recursos naturais do leito e do subsolo marinho. Após Fortaleza, a próxima parada do navio será no Porto de Natal (RN), no início do próximo mês. A previsão é que o navio retorne à Base, em Niterói, no dia 20 de abril.
As informações são da Agência Marinha de Notícias.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança