Os investimentos em tecnologias de cibersegurança se mantiveram robustas no quarto trimestre de 2022. No período, os volumes do mercado cresceram 14,5%, atingindo US$ 19,6 bilhões. O desempenho foi obtido graças à elevação das chamadas channel-led sales, ou vendas indiretas, compensando o decréscimo das vendas diretas. Os dados foram divulgados pela Canalys, companhia especializada em pesquisas e serviços voltados a Tecnologia da Informação, Cibertecnologia e smartphones.
Em todo o ano de 2022, os investimentos totais em cibersegurança cresceu 15,8%, atingindo US$ 71,1 bilhões, enquanto os gastos por vendas via canal chegaram a US$ 64,6 bilhões, equivalente a um crescimento de 16,1% e abarcando 91% do mercado total.
A influência das vendas por canais – utilizando companhias terceirizadas para a concretização de negócios – segue sendo a tendência do mercado. A pesquisa da Canalys aponta que, somente neste segmento, os gastos com tecnologia de segurança cibernética cresceram 16,2%, para US$ 18,0 bilhões, representando 91,8% do mercado total. As vendas diretas entre clientes e vendedores, portanto, são responsáveis por 8,2% do mercado, representando uma queda de 1,8%.
No último trimestre, a segurança de rede foi a categoria que obteve maior receita, crescendo 8,9% para US$ 5,4 bilhões. Os gastos com análises de vulnerabilidade e segurança aumentaram 18,2%, para US$ 4,2 bilhões, enquanto o gerenciamento de acesso de identidade cresceu 15,6%, atingindo US$ 3,7 bilhões.
Foco
De acordo com a Canalys, os resultados amplamente otimistas são compensados pelo aumento das restrições orçamentárias de TI que forçaram os clientes a priorizar projetos, enquanto camadas adicionais de escrutínio estenderam ainda mais os ciclos de vendas.
Os principais fornecedores disputaram uma posição no mercado altamente fragmentado, no qual os 12 principais fornecedores de segurança cibernética representaram 47,1% do gasto total durante o trimestre. “As organizações clientes continuaram a aumentar os investimentos para melhorar sua resiliência cibernética. O alongamento dos ciclos de vendas, o amadurecimento dos programas de atualização de hardware e a priorização de gastos desacelerarão o crescimento em 2023”, disse Matthew Ball, analista-chefe da Canalys. “No entanto, a segurança cibernética continua sendo uma prioridade. Borda segura de serviços, gerenciamento de acesso de identidade, segurança na nuvem e modernização dos centros de operações de segurança continuam sendo áreas de foco.”
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