Na próxima quinta-feira, dia 16 de março, às 10 horas, será lançada a Câmara de Comércio Brasil-Israel – Santa Catarina. O evento será na Federação das Indústrias (FIESC), em Florianópolis, às 10 horas, e contará com a presença de lideranças empresariais e políticas. No encontro, a FIESC e a Câmara vão assinar um termo de cooperação técnica para promover ações conjuntas.
Clique aqui e faça a sua inscrição para participar do encontro
A Câmara, que será presidida por Daniel Leipnitz, presidente do Sapiens Parque, vai consolidar as iniciativas de aproximação entre empreendedores catarinenses e israelenses e tem o propósito de prospectar negócios, aproveitando a diversificação da indústria de Santa Catarina. Em 2022, o estado exportou US$ 12 milhões para Israel. Entre os produtos embarcados destacam-se motores e geradores elétricos, madeiras, móveis e ferramentas. No mesmo período, Santa Catarina importou US$ 172 milhões de Israel. Entre os itens comprados estão adubos, fertilizantes, polímeros e chumbo.
Em 2019, a FIESC realizou missão comercial para Israel na qual a delegação, liderada pelo presidente Mario Cezar de Aguiar, participou de uma imersão em ambientes de inovação.
Além da Federação, a Câmara conta com apoio da Acate, Acif, ADVB, Fundação Certi, Lide, Sebrae-SC e da Confederação Nacional das Câmaras de Comércio Brasil-Israel.
Comércio Exterior
A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa (Maitê) Bustamante, integrará, a partir de janeiro, o Conselho Geral das Câmara de Comércio/World Chamebrs of Commerce (ICC). O organismo congrega mais de 12 mil câmaras de comércio de todo o planeta, todas de caráter privado.
“É uma oportunidade para acompanhar e influenciar a tomada de decisões em órgãos nos quais o ICC tem assento permanente”, observa Maitê. Ela explica que o ICC é a única organização privada que é observador na Organização das Nações Unidas e participa ativamente na Organização Mundial do Comércio e na Organização Mundial das Aduanas. “Atuar junto a todas essas instituições que decidem normas e regras que devem ser cumpridas pelos operadores do negócios internacionais, representa para a Câmara de Comércio Exterior da FIESC a consolidação de um trabalho que vem sendo realizado em longo prazo”, acrescenta.
“A palavra que vamos defender é agilidade; no sentido de tomar decisões de comércio internacional, alicerçadas em segurança jurídica, melhores práticas de comércio, compliance, governança, defendendo de maneira bastante intransigente a transparência dos negócios”, afirma Maitê. “Vamos continuar defendendo a redução cada vez maior da burocracia; há de se reconhecer que temos avançado muito na eliminação de papéis, mas a burocracia não se limita a eliminar papéis, vai muito mais, no sentido dos passos e processos administrativos e de gestão, sejam aduaneiros, sejam administrativos”, esclarece. “É preciso cada vez mais outorgar ao industrial, empresário ou operador de comércio exterior mais autonomia, mais confiança e mais responsabilidade”, acentua.
O mandato do novo conselho se encerra em junho de 2025. A primeira reunião será no final de fevereiro em Bogotá, na Colômbia.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança