A ferramenta do momento, o ChatGPT, começa a suscitar novos debates. Além dos questionamentos sobre o potencial da tecnologia para melhorar o desempenho no trabalho, agora começam a surgir dúvidas sobre a sua segurança. Um grupo de especialistas em segurança cibernética realizaram diversos testes e atestaram: ela é benéfica e segura. As informações são da revista Cyber Security Connect.
Quando o ChatGPT de inteligência artificial (IA) favorito de todos foi lançado em novembro de 2022, houve muita discussão sobre seu potencial para ajudar pessoas mal-intencionadas a desenvolver programas maliciosos e e-mails de phishing.
“Usando o ChatGPT da OpenAI, [Check Point Research] conseguiu criar um e-mail de phishing, com um documento Excel anexado contendo código malicioso capaz de baixar shells reversos”, disseram pesquisadores da Check Point Research.
Assim como cibercriminosos menos experientes podem usar o ChatGPT para escrever códigos maliciosos, os profissionais de segurança podem aproveitar a IA da mesma forma, de acordo com Jeff Pollard, principal analista e vice-presidente da Forrester.
“Eu acho que há um aspecto de olhar para o que está fazendo agora, e não é tão difícil ver um futuro onde você pode contratar um analista SOC que talvez tenha menos experiência, não tenha visto tanto e eles tenham algo como este sentar ao lado deles que os ajuda a comunicar a informação, talvez os ajude a entendê-la ou contextualizá-la, talvez ofereça insights sobre o que fazer a seguir”, disse ele.
Além disso, o Malwarebytes revelou vários aplicativos nos quais o ChatGPT pode ser usado, como depuração de código e descoberta de exploits, assistência às ferramentas do Network Mapper (Nmap) na avaliação de vulnerabilidades e auxílio aos profissionais de segurança com informações sobre medidas preventivas.
Agora, várias empresas de segurança cibernética iniciaram testes com o ChatGPT e sua integração em serviços e programas de segurança.
A Orca, uma organização de segurança em nuvem, disse que está usando o ChatGPT para atualizar as etapas de correção fornecidas aos clientes.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança