O Exército Brasileiro verificou a prontidão de uma tropa formada por diversas unidades do Comando Militar do Norte (CMN) como preparação para o exercício CORE 23 (Combined Operation and Rotation Exercise), que será realizado com o Exército dos Estados Unidos da América no segundo semestre deste ano.
Composta como Força-Tarefa, a tropa é formada por 424 militares de unidades como o 52º Batalhão de Infantaria de Selva, o 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, o 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva, o 23º Batalhão Logístico de Selva, a 23ª Companhia de Comunicações de Selva e a 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva. Na verificação da prontidão, foram inspecionados o efetivo e os diversos materiais de emprego militar, tais como veículos, armamentos e material de apoio de saúde. A atividade foi presidida pelo Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Maurício de Souza Bezerra.
Exercício CORE
O CORE 23 é um exercício combinado com o Exército dos Estados Unidos da América previsto para acontecer nos meses de outubro e novembro de 2023 e também em 2024, nas guarnições de Belém, Macapá, Oiapoque e no distrito de Clevelândia do Norte. A atividade tem como objetivos manter os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos.
Guiana
Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, Militares do Exército Brasileiro participaram da IV Conferência Especializada do Ciclo XXXV dos Exércitos Americanos (CEA), na Cidade de Georgetown. Os temas discutidos pelos representantes dos 09 países integrantes do evento foram o equilíbrio entre recursos disponíveis, novas tecnologias e oportunidades comerciais.
A delegação brasileira foi chefiada pelo Secretário-Executivo da CEA, Coronel Eduardo d’Avila, que representou o Comandante do Exército Brasileiro e Presidente da Conferência, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
A Conferência foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força de Defesa da Guiana, Coronel Omar Khan e ainda contou com a participação de militares da Secretaria-Executiva Permanente da Conferência dos Exércitos Americanos e um representante da 4ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, que compuseram os grupos de trabalhos para a obtenção de conclusões sobre o tema da conferência.
A conferência é um acontecimento sediado pelo Brasil no biênio 2022-2023, sendo a quarta vez que o Exército Brasileiro preside tal evento.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança