A Marinha do Brasil celebrou os 215 anos do Corpo de Fuzileiros Navais em solenidade, no 1° Distrito Naval, no Rio de Janeiro (RJ), nesta terça-feira (7). O Ministro da Defesa, José Mucio, prestigiou o evento ao lado do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. A Força de Fuzileiros da Esquadra, atualmente, apoia a força-tarefa do governo federal, que presta ajuda humanitária às comunidades de São Sebastião e região em São Paulo.
“Celebrar 215 anos de existência é um privilégio do qual pouquíssimas instituições podem desfrutar no nosso País. Os Fuzileiros Navais constantemente são empregados para proteção da nossa gente, seja pelo poder naval em sua própria essência, seja em situações de socorro em casos de desastres naturais, como ocorrido recentemente no litoral paulista”, destacou o ministro durante a sua participação no evento.
O Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas Vianna Braga, destacou a capacidade de pronto-emprego das tropas, conforme determina a Estratégia Nacional de Defesa: “de modo a atuarem onde e quando ditarem os interesses do País”.
Durante a cerimônia, foi apresentado ao público o novo veículo blindado da Marinha do Brasil. O Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) integra o Proadsumus, programa estratégico da Força Naval, que já adquiriu 4 viaturas de um total de 12. Os equipamentos serão utilizados em operações de guerra naval, operações de paz e de garantia da lei e da ordem.
Fuzileiros Navais
São as tropas de pronto-emprego da Marinha, caracterizadas pela atuação em terra e mar. Em 2022, foram classificadas, pela Organização das Nações Unidas (ONU), no nível mais alto de prontidão operacional para operações de paz.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança