O Nexus, hub de inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec), está com as inscrições para o Batch#21 — processo seletivo para novas startups. As inscrições são gratuitas, podem vir de qualquer lugar do Brasil e não precisa ter CNPJ! É a sua oportunidade de estar em um dos 5 melhores hubs de inovação do mundo.
No Nexus você vai ter acesso a mentorias e conexões para gerar negócios, irá participar de workshops de capacitação, fazer networking com uma rede altamente qualificada e será parte de um programa de acompanhamento com metodologia única.
Top 5 do mundo
A excelência do Parque Tecnológico São José dos Campos em tecnologia, inovação, empreendedorismo e incubação de startups, que já era reconhecida regional e nacionalmente, agora alcança nível mundial. Isso porque o Nexus, hub de inovação do PqTec, acaba de ser reconhecido como uma das 5 melhores incubadoras de negócios privados do mundo.
A premiação foi dada pela UBI Global, organização de inteligência em inovação com sede na Suécia, que anualmente elabora um estudo mundial no qual mapeia e avalia as melhores práticas de incubadoras e aceleradoras de empresas ao redor do mundo. Como o levantamento analisa dados que medem o impacto e a geração de valor das startups, bem como o quanto elas fomentam o ecossistema empreendedor, o prêmio chancela a robustez dos programas do Nexus.
“Ter o Nexus entre as cinco melhores incubadoras do mundo reforça a missão do Parque Tecnológico São José dos Campos em atrair empresas estrangeiras para o Brasil. Este título evidencia a nossa competência em capacitar empreendedores para alavancar competitividade. Podemos dizer, com orgulho, que a região do Vale do Paraíba é uma das cinco melhores do mundo para quem quer transformar sua ideia em um negócio rentável e sustentável”, comemora o Diretor de Desenvolvimento de Negócios do PqTec, Marcelo Nunes.
O Nexus existe desde 2016 com o objetivo de ser o ambiente ideal para a conexão de startups, pequenas, médias e grandes empresas, investidores e instituições de ensino. Seus programas de aceleração e incubação acompanham as startups desde a fase de ideação até escala, além de estimularem a inovação aberta e a conexão dentro do ecossistema. Atualmente, mais de 150 startups e empresas estão vinculadas ao Nexus, com mais de 20 fundos de venture capital conectados. Mais de 63% das startups que já passaram pelo hub obtiveram sucesso em desenvolver um produto ou serviço e colocá-lo no mercado.
Como o estudo foi realizado
A pesquisa do UBI Global analisou mais de 1.890 instituições mundialmente, das quais apenas 109 chegaram às fases finais do benchmark. O estudo é realizado voluntariamente por instituições comprometidas com o desenvolvimento de incubadoras e aceleradoras de empresas de todo o mundo, para que se tornem mais eficientes e competitivas.
“Seguindo uma abordagem rigorosa baseada em dados, avaliamos e comparamos as organizações de incubação em todo o mundo”, diz Joshuah Sowah, chefe de pesquisa da UBI Global. “Nosso estudo está em sintonia com múltiplas facetas do ecossistema internacional de incubação e ilustra desafios críticos e oportunidades que as organizações participantes enfrentam”.
Neste momento, a divulgação do ranking mundial da UBI Global foi online. A cerimônia presencial acontecerá em maio em Ghent, na Bélgica, na qual os líderes de todas as incubadoras e aceleradoras classificadas no top 5 receberão seus prêmios e saberão quais ficaram em primeiro lugar.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança