A empresa estratégica de defesa IACIT Soluções Tecnológicas e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram, na Suíça, um contrato para fornecimento de cinco Radares Meteorológicos RMT 0200 Banda S de Dupla Polarização em Estado Sólido. A rede de radares ampliará a cobertura meteorológica do espaço aéreo brasileiro e contribuirá com a segurança e a eficiência dos voos no território nacional.
A cerimônia de assinatura ocorreu durante a Airspace World 2023, que começou nesta quarta-feira e segue até sexta-feira (10), em Genebra.
O documento foi assinado pelo presidente da CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, e pelo presidente da IACIT, Luiz Carlos Paiva Teixeira. O diretor-geral do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, acompanhou a cerimônia.
Combinando tecnologias em estado da arte, o RMT 0200 é capaz de fornecer informações sobre a localização e apoiar o monitoramento de fenômenos meteorológicos a longas distâncias, em tempo real (nowcasting). Ele fornece dados minuciosos sobre formação e características dos eventos atmosféricos, sendo capaz de classificá-los de acordo com sua natureza e severidade, informações cruciais para a segurança e gestão do tráfego aéreo.
O radar fabricado pela IACIT é o único radar meteorológico Banda S de Dupla Polarização em Estado Sólido desenvolvido e fabricado no Brasil, e foi classificado como PED (Produto Estratégico de Defesa) pelo Ministério da Defesa do Brasil, em 2019.
Os radares adquiridos pelo DECEA farão parte de uma rede de monitoramento do espaço aéreo brasileiro. Eles serão integrados ao sistema WEBRADAR, utilizado pelo Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), para a análise de dados, supervisão e operação de radares meteorológicos e apoio a operações de prestação de serviços de meteorologia aeronáutica como o VOLMET.
A implantação da rede de Radares Meteorológicos atende ao planejamento da CISCEA, órgão responsável pelo planejamento e implantação dos ativos de vigilância e controle do espaço aéreo em todo o Brasil.
Para o presidente da IACIT, este contrato com a FAB ratifica a eficiência e a confiabilidade das soluções desenvolvidas pela empresa, que em maio próximo completa 37 anos de atividades.
“O fornecimento desses cinco radares RMT 0200 reforça nossa parceria com a Força Aérea Brasileira, em especial com o DECEA, visando o contínuo desenvolvimento, implantação e aprimoramento de meios que contribuam para uma maior consciência situacional e eficiência do gerenciamento do espaço aéreo brasileiro”, disse Luiz Teixeira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança