A Força Aérea Brasileira (FAB) terminou, no dia 02/03, o auxílio no combate aos incêndios florestais que atingiram a cidade de Concepción, no Chile, zona centro-sul do país. Na missão, foi empregada a aeronave C-130 Hércules, sob o comando do Major Aviador Leonardo Pacheco Martins da Silva, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT – Esquadrão Gordo). A operação contabilizou o lançamento de 636 mil litros de água e mais de 40 horas de voo. A equipe estava em atuação no país desde o dia 09/02.
“É uma missão bastante desafiadora, em virtude de ter como característica lançamentos baixos, próximo ao relevo, assim como demanda a coordenação de trafego aéreo, já que são muitos tráfegos lançando na mesma localidade, o que exige muito da tripulação”, destacou o Comandante.
A operação foi coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), pelo Ministério da Defesa e pela FAB. Os incêndios florestais, que atingiram várias regiões do país e causaram a morte de mais de 20 pessoas, destruíram quase 1.500 residências e deixaram quase 6 mil desabrigados.
O Capitão Aviador Ítalo Holanda de Oliveira, um dos pilotos que compuseram a equipe que estava atuando no Chile, falou sobre os desafios da missão. “O voo de combate a incêndio tem seus desafios e suas peculiaridades: a aeronave decola bem pesada e a gente atua com cerca de 50 metros acima dos focos de incêndio. Foi uma satisfação e um aprendizado muito grande, contribuir com o povo chileno”, disse.
O C -130 Hércules
O avião utiliza o sistema de combate a incêndio MAFFS (do inglês, Modular Airborne Fire Fighting System) e tem capacidade para carregar 12 mil litros de água. O sistema pesa 770 quilos, conta com dois tubos, que projetam água pela rampa traseira do avião a uma altura aproximada de 150 pés (cerca de 46 metros).
Em janeiro de 2017, a FAB também foi acionada para atuar no combate ao fogo no Chile, e os militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT – Esquadrão Zeus) realizaram o lançamento de água durante os 14 dias de missão no país. Nessa operação, o Esquadrão atingiu a marca de 48 missões em seis dias de trabalho. Foram mais de 500 mil litros de água lançados sobre os focos de incêndio localizados na região de Bío-Bío.
O Chile também solicitou ajuda ao Brasil para combater incêndios em 2014. O C-130 Hércules da FAB foi enviado para combater um incêndio florestal que atingiu as comunas de Florida e Temuco. Cerca de 30 militares brasileiros participaram daquela missão.
As informações são da Força Aérea Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança