Em visita ao Rio de Janeiro, o almirante da Marinha francesa, Alain Coldefy, conheceu o simulador de treinamento de imersão para submarinos da classe “Tupi”, equipamento desenvolvimento e atualizado pelo Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção (ISI SVP) e o Instituto SENAI de Tecnologia (IST) em Automação Industrial, da Firjan SENAI, em parceria com a Marinha do Brasil. Instalado na Força de Submarinos, na Ilha de Mocanguê, na Baía de Guanabara, o equipamento é usado na formação de jovens submarinistas.
A convite da Marinha do Brasil e da Firjan, Coldefy e a diplomata francesa Cécile Pozzo di Borgo, além da equipe de especialistas da Firjan SENAI, foram recebidos pelo comandante da Força de Submarinos, contra-almirante Manoel Luiz Pavão Barroso, e pelo comandante do CIAMA (Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché), capitão de Mar e Guerra André Moraes Barros, que explicou a importância do equipamento nos cursos de instrução. “O simulador oferece as mais recentes tecnologias para elevar a confiabilidade, a segurança e a experiência imersiva dos profissionais. Por ser híbrido, o simulador leva em conta todos os aspectos dos processos de um submarino”, disse o comandante.
A comitiva participou de uma simulação de operação, vivenciando virtualmente as condições do submarino como profundidade, tempo ou velocidade numa situação crítica. O almirante francês aprovou a experiência e elogiou a expertise da Marinha brasileira e o trabalho tecnológico desenvolvido pela Firjan SENAI.
Gerente Regional de Pesquisa e Serviços Tecnológicos da Firjan, Carla Giordano relatou que a tecnologia embarcada no simulador foi toda desenvolvida e atualizada pelos especialistas dos institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia. “Os instrutores têm total acesso aos sistemas internos, podendo configurar a simulação de falhas pré-programadas, por meio do uso de condições do submarino”, acrescentou Damián Gomez, gerente de Serviços Tecnológicos da Firjan SENAI.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança