Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, Militares do Exército Brasileiro participaram da IV Conferência Especializada do Ciclo XXXV dos Exércitos Americanos (CEA), na Cidade de Georgetown. Os temas discutidos pelos representantes dos 09 países integrantes do evento foram o equilíbrio entre recursos disponíveis, novas tecnologias e oportunidades comerciais.
A delegação brasileira foi chefiada pelo Secretário-Executivo da CEA, Coronel Eduardo d’Avila, que representou o Comandante do Exército Brasileiro e Presidente da Conferência, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
A Conferência foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força de Defesa da Guiana, Coronel Omar Khan e ainda contou com a participação de militares da Secretaria-Executiva Permanente da Conferência dos Exércitos Americanos e um representante da 4ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, que compuseram os grupos de trabalhos para a obtenção de conclusões sobre o tema da conferência.
A conferência é um acontecimento sediado pelo Brasil no biênio 2022-2023, sendo a quarta vez que o Exército Brasileiro preside tal evento.
Congo
Em fevereiro, a Equipe Móvel de Treinamento em Operações na Selva (EMT) concluiu o Estágio de Operações na Selva para 24 militares da República da África do Sul e da República Unida da Tanzânia.
Com duração de três semanas, o estágio tem como objetivos capacitar as tropas das Missões das Nações Unidas para Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO) e das Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC) para realização de operações em ambiente de selva e transmitir conhecimentos como técnicas aeromóveis, técnicas de tiro, orientação através da selva, ações em contato com o inimigo e operações para reforço de base, entre outras.
A Equipe Móvel de Treinamento, denominada Jungle Warfare Mobile Training Team (JWMTT), é composta por 13 militares, sendo um da Marinha do Brasil, 11 do Exército Brasileiro e um da Força Aérea Brasileira. Presente na área da República Democrática do Congo desde junho de 2019, a JWMTT já capacitou até o momento mais de 2.200 militares de países como África do Sul, Tanzânia, Malawi, Kenia e Nepal.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança