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NOTÍCIAS

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira, 24 de abril, o Fórum Atech de Inovação 2025, em São Paulo. O evento se propôs a debater como a Atech vem trabalhando a inovação e a importância das parcerias para criar um ecossistema de negócios competitivo...

IACIT firma parceria com Meteomatcs e entra no mercado de Meteodrones

A IACIT, empresa líder em inovação, firmou uma parceria com a empresa Suíça Meteomatics, especializada em soluções meteorológicas avançadas. O acordo prevê a distribuição no Brasil do Meteodrone, um drone desenvolvido para medições atmosféricas em alta precisão,...

Atech apresenta tecnologia de ponta no Drone Policial

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, participa nos dias 18, 19 e 20 de março, do III Drone Policial - Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Durante o evento, que reúne agentes das Forças de Segurança Pública...

Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Nacional é lançada na Alesp

Evento reforça a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança e seu impacto na economia A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde de segunda-feira (10), o lançamento da Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa...

Kryptus amplia estrutura de SOC em Brasília para reforçar segurança cibernética dos setores público e privado

Identificar vulnerabilidades de rede e simular cenários de risco estão entre as principais competências do centro de operações A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, concluiu a reestruturação do seu Centro de...

Marinha atua no combate a crimes transfronteiriços e ambientais no Acre

Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” realizou operações interagências ao longo do Rio Juruá, na fronteira noroeste do País A Marinha do Brasil (MB) incrementou a presença do Poder Naval na fronteira noroeste do País, mais especificamente no Rio Juruá, no estado do Acre. Por...

Curso de Engenharia da AMAN capacita cadetes em atividades de mergulho

Os discípulos de Vilagran Cabrita cumprem uma carga horária de 50 horas de instruções teóricas e práticas, abordando o uso de equipamentos autônomos, física e fisiologia do mergulho, doenças hiperbáricas e procedimentos de busca e recuperação subaquática. A equipe da...

ABIMDE participa de reunião sobre o Termo de Licitação Especial

O encontro reuniu a ABIMDE, o DEPROD e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos A ABIMDE segue comprometida em fortalecer o diálogo entre indústria, governo, Forças Armadas e instituições de pesquisa, buscando soluções que impulsionem a inovação, o...

Taurus expõe produtos na feira IWA Outdoor Classics 2025, na Alemanha

A Taurus, multinacional brasileira e maior vendedora de armas leves do mundo, esteve presente na IWA Outdoor Classics 2025, maior feira na Europa voltada aos mercados de caça, tiro esportivo, equipamentos para atividades ao ar livre e segurança. O evento aconteceu de...

Fuzileiros Navais celebram 217 anos de história e de prontidão operativa

Viatura lançadora do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP) foi uma das sensações do evento na Fortaleza de São José O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) celebrou, na sexta-feira (7), 217 anos de história e de prontidão operativa, em evento realizado na Fortaleza de São...

A segurança de cerca de dois milhões de voos que cruzam os céus do país todos os anos depende de uma série de tarefas complexas desenvolvidas pelas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB). Uma delas é a Inspeção em Voo, atividade que existe há 64 anos e que tem a importante missão de fiscalizar, periodicamente, os procedimentos e equipamentos de navegação aérea do Brasil. O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), é responsável por essa atividade no Brasil.

Os instrumentos de auxílio à navegação aérea são aqueles que emitem sinais aos receptores de bordo das aeronaves. Durante a falta de contato visual dos pilotos com as pistas, especialmente em condições meteorológicas adversas, esses equipamentos fornecem informações para que as aeronaves possam voar na direção planejada e aterrissar com segurança. Proporcionam, assim, o apoio necessário para a navegação em rota nas proximidades de aeroportos e em manobras de pousos e decolagens, o que demonstra a importância da atividade de Inspeção em Voo.

A primeira Inspeção em Voo realizada em território nacional, com aeronave e tripulação brasileiras, ocorreu em 21 de fevereiro de 1959, com o objetivo de verificar a adequação do sítio de Itaipuaçu, no Rio de Janeiro, para instalação de um equipamento eletrônico usado na navegação aérea, o VHF Omnidirectional Range (VOR).  Naquele período histórico, era intenso o crescimento da aviação comercial no Brasil e, consequentemente, aumentava também o número de aferições dos instrumentos de aproximação, tornando necessário um setor que planejasse e interpretasse os resultados obtidos durante essas missões.

Em 1960, foi criada a então Seção de Registro e Controle de Voo, subordinada à Diretoria de Rotas Aéreas. Já em maio de 1972, as atividades de Proteção ao Voo foram novamente reestruturadas, com a criação da Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo (DEPV). Em abril do ano seguinte, foi ativado o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e até hoje responsável por essa atividade no Brasil.

Sediado no Complexo Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o GEIV conta com um efetivo formado por pilotos-inspetores, mecânicos de aeronaves, operadores de painel e aqueles empenhados nas atividades de apoio. A unidade realiza diversos cursos de capacitação e atualização dos profissionais.

A modernização da frota do Grupo, realizada pela Força Aérea Brasileira a partir de 2016, aumentou expressivamente a capacidade operacional da unidade. Atualmente, o GEIV conta com oito modernas aeronaves-laboratório, sendo quatro jatos Legacy Embraer IU-50 e quatro jatos Hawker IU-93M. A frota é equipada com um moderno Sistema de Inspeção em Voo embarcado, que avalia os sinais eletrônicos provenientes dos auxílios à navegação aérea, em conformidade com o que há de mais atual na atividade de Inspeção em todo o mundo. As consoles instaladas nessas aeronaves são frequentemente calibradas para que possam avaliar, com alto grau de precisão, os sinais emitidos pelos instrumentos de solo.

“Os constantes investimentos do Comando da Aeronáutica e os esforços do DECEA em manter a capacitação dos integrantes do GEIV, traduzem-se em constantes resultados positivos, permitindo o excelente aprimoramento do nosso pessoal e a elevada disponibilidade dos instrumentos de navegação aérea em todos os aeroportos do território nacional. O dia 21 de fevereiro é uma homenagem a todos aqueles envolvidos nessa missão de colaborar para a garantia da navegação aérea no Brasil”, destaca o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.

O GEIV realiza, por ano, mais de mil inspeções e homologações dos equipamentos e procedimentos de navegação aérea, que são divididas em etapas. O trabalho começa mesmo antes da instalação dos auxílios, nas chamadas Inspeções de Avaliação de Local. Em seguida, é feita a Inspeção de Homologação, quando o equipamento ou radar já está pronto para entrar em operação.

Já para garantir a manutenção dos equipamentos em condições adequadas, são feitas as Inspeções Periódicas e, em situações fora da normalidade, como na efetivação de novos procedimentos de navegação aérea ou durante manutenções de grande porte, podem ser realizadas, ainda, as Inspeções Especiais. O calendário de missões é planejado de maneira a abranger todo o território nacional.

Por vezes, as missões de Inspeção em Voo chamam a atenção dos moradores das regiões onde são realizadas. Isso porque os aviões do GEIV executam diversas manobras, aproximações de pouso e passagens sobre a pista, procedimentos que duram algumas horas. O voo de inspeção é realizado com o aeroporto em operação, o que demanda intenso treinamento e alta habilidade da tripulação envolvida.

“O GEIV é um Grupo realmente especial, composto por militares extremamente capacitados. É o resultado de um trabalho que começou com a primeira Inspeção em Voo do Brasil, há 64 anos, e de todos aqueles que contribuíram para que o Grupo chegasse à capacidade operacional da qual dispõe nos dias de hoje e com um nível de excelência reconhecido internacionalmente. Isso denota a capacidade da Força Aérea Brasileira”, afirma o comandante do GEIV, Tenente-Coronel Antonio Carlos Marins Pedroso Filho.

As informações são da Força Aérea Brasileira.

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