A Embaixadora do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Eliana Zugaib, e a COO do escritório da ApexBrasil em Dubai, Tatiana Riera, inauguraram o Pavilhão Brasil na IDEX 2023
A Embaixadora do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Eliana Zugaib, juntamente com a Chefe de Operações do Escritório (COO) da ApexBrasil naquele país, Tatiana Riera, descerraram a faixa inaugural do Pavilhão Brasil na IDEX 2023. O evento, que reúne as principais empresas de Defesa e Segurança do mundo, teve início nesta segunda-feira (20) e segue até sexta-feira (24), em Abu Dhabi.
O Pavilhão Brasil é coordenado pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O espaço, instalado no estande 09-A18, abriga 11 empresas brasileiras da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), são elas: Akaer, Atech, Avionics Services, CSD, Gespi, Imbel, Kryptus, M&K Logistics, Mac Jee, Ocellott e Siatt. Outras quatro empresas brasileiras –CBC, Condor, Embraer e Taurus– participam da feira com estandes próprios.
Na cerimônia de abertura, que contou com a presença de comitiva do Ministério da Defesa e das empresas brasileiras expositoras, a Embaixadora Eliana Zugaib destacou a importância da participação do Brasil na IDEX, como fator de promoção da BIDS naquela região. O Oriente Médio é considerado um dos principais mercados para exportação brasileira de serviços e produtos de Defesa e Segurança.
“Efetivamente esta é a maior feira da região e é uma vitrina para o mercado internacional de Defesa, então a presença do Brasil aqui tem uma importância muito grande no sentido que esta é uma plataforma em que se pode expandir o conhecimento sobre o setor de Defesa aqui na região e que também oferece muitas oportunidades de negócios (…). É um espaço onde se pode mostrar um Brasil moderno, tecnologicamente avançado, que domina a tecnologia de ponta e pode apresentar soluções inovadoras nesta área de Defesa”, disse a Embaixadora.
De acordo com dados divulgados pela organização da feira, apesar do estágio de recuperação da pandemia e das restrições sanitárias, a edição de 2021 da IDEX registrou a maior quantidade de negócios obtidos na história da exposição, movimentando cerca de 21 bilhões de Dirham dos Emirados Árabes Unidos (aproximadamente US$ 5,7 bilhões de dólares).
Foram registrados no ano passado 62.445 visitantes durante cinco dias de evento, com 900 expositores, 59 países e 35 pavilhões internacionais.
“Este ano espera-se o dobro dos visitantes na feira, o que é uma indicação que haverá, eventualmente, mais oportunidades de negócio. Para o Brasil, principalmente, porque é um espaço onde se pode mostrar um Brasil moderno, tecnologicamente avançado, que domina a tecnologia de ponta e pode apresentar soluções inovadoras nesta área de Defesa. Por outro lado, há oportunidades não apenas para compra e venda, mas também para o estabelecimento de joint ventures para desenvolvimento de produtos da área de Defesa”, concluiu Eliana Zugaib.
A Embaixadora concedeu a entrevista ao Diretor de Projetos da ABIMDE, Coronel Antonio Ribeiro, logo após a cerimônia de inauguração do Pavilhão Brasil (assista ao vídeo com a íntegra do depoimento da Embaixadora: https://youtu.be/KaxljqulbMo).
Conheça as empresas brasileiras presentes na IDEX 2023:
Com mais de 30 anos de atuação no desenvolvimento de tecnologias de ponta para os setores de Defesa, Aeroespacial e Indústria 4.0, a Akaer vem ao longo dos anos conquistando a confiança de clientes no Brasil e ao redor do mundo. Com sede localizada no município de São José dos Campos (SP/Brasil), a empresa ainda possui escritórios comerciais na Turquia e Portugal. Na IDEX, os destaques da Akaer serão o programa de modernização de veículos de combate blindados “Cascavel”; o projeto de UAS para reconhecimento terrestre e naval “Albatross”, que pode ser configurado para outros tipos de missões; as capacidades para o desenvolvimento de nano e micro satélites, e o Monóculo de Imagem Térmica OLHAR.
A Atech é uma empresa do Grupo Embraer, reconhecida como “System House” da Defesa Brasileira e especializada no desenvolvimento de soluções para sistemas críticos e tecnologias de apoio à tomada de decisão. Fazendo parte de diferentes projetos estratégicos de defesa e segurança, seus recursos estão focados em Comando & Controle, Simulação, Gerenciamento de Tráfego Aéreo, Instrumentação & Controle, Segurança Cibernética e Inteligência, com experiência no fornecimento de integração e consciência situacional para sistemas terrestres e de bordo. A Atech desenvolveu um conjunto robusto de tecnologias, com alta capacidade de integração, usabilidade e escalabilidade. Essas soluções, que estão agrupadas no portfólio da Família Arkhe, podem ser aplicadas em diferentes ambientes de defesa, adaptando-se ao grau de maturidade do cliente.
A Avionics Services é uma empresa com atuação no mercado de equipamentos aviônicos, apta a desenvolver, instalar e certificar qualquer projeto de aviônico em aviões e helicópteros (civis e militares). Possui mais de 26 anos de atuação e atua em 6 mercados principais: Engenharia e Certificação, Instalação e manutenção de componentes aeronáuticos, Engenharia e Certificação, Representação técnica e comercial, Simuladores e dispositivos de treinamento e VANTs (veículos aéreos não tripulados).
Líder mundial em munição para armas portáteis e um dos principais fornecedores para a OTAN, a CBC é a principal marca da Defesa no segmento de munição de pequeno calibre. A CBC foi criada no Brasil em 1926 e detém o status de Empresa Estratégica de Defesa, sendo a principal fornecedora para as forças militares e policiais locais. A ampla gama de produtos da CBC é exportada para mais de 100 países e emprega 3.500 trabalhadores qualificados, produzindo mais de 1,5 bilhões de munições por ano.
Presente em mais de 60 países, atuando com mais de 120 produtos, a Condor se destaca no cenário internacional como Líder Global em Tecnologias Não Letais. A empresa tem capital 100% brasileiro e privado, e desde 1985, desenvolve e produz equipamentos, munições não letais e pirotécnicos de alta tecnologia para emprego em sinalização e salvatagem. A liderança mundial foi conquistada por meio da inteligência defensiva, apoiadas por inovações tecnológicas e de alto valor agregado. Esta trajetória de sucesso sempre teve como principal missão apoiar as forças de segurança em seu papel de mantenedores da lei e da ordem preservando vidas.
A CSD – Componentes e Sistemas de Defesa atua na produção e fornecimento de Bombas Aeronáuticas (MK 80, Bombas de Penetração – BLU-109 e APW), Foguetes 70mm, Fuzis, Munições de Artilharia (60, 81 e 120mm ), munições para obuses de 155 mm, kits de orientação e componentes para empresas de defesa. A CSD é uma empresa do Grupo Hübner, que também atua nas áreas de Fundição, Usinagem e Montagem, possuindo quatro fábricas no Brasil.
A Embraer é uma empresa global com mais de 50 anos de experiência aeroespacial. Além do A-29 Super Tucano, aeronave de treinamento avançado e ataque leve, e do C-390 Millennium,http://www.gespi.com.br/ aeronave de transporte militar multimissão, oferece uma linha completa de soluções integradas para aviação, espaço, mar, terra, e sistemas cibernéticos.
Com mais de 48 anos atuando nas indústrias de Defesa e Segurança Pública, a Gespi Defense Systems é uma empresa 100% brasileira, intitulada pelo Ministério da Defesa do Brasil como uma Empresa Estratégica de Defesa. Nossos principais produtos são foguetes de 70 mm (2,75″), bombas aéreas MK 81, 82, 83, 84, bombas aéreas de exercícios BDU-33 e BDU-50, Armas leves Anti Tank e Anti Bunker, Barcos de Patrulha Blindados e militarização de aeronaves.
A IMBEL é uma empresa estatal, vinculada ao Ministério da Defesa por meio do Exército Brasileiro, que tem como missão produzir e comercializar produtos de segurança e defesa, especialmente para as Forças Armadas e Forças Policiais. Seus principais produtos são: 1) Fuzis e Carabinas IA2 5,56mm e 7,62mm; 2) Pistolas; 3) Munições Pesadas; 4) Explosivos e Acessórios; Eletrônica e 5) Materiais de Comunicação (Rádio Transceptor Mallet Manpack/Veículo; Rádio Transceptor Multibanda TRC-1222; Centro de Interoperabilidade Modular Inteligente – CIM-2000; Transceptor Portátil Pessoal – TPP 1400; e Sistema Genesis – Sistema de Controle e Direção de Apoio de Fogo).
A Kryptus é uma multinacional brasileira provedora de soluções de criptografia, cibersegurança e defesa cibernética altamente customizáveis, confiáveis e seguras para aplicações críticas, com foco na entrega de serviços de alto nível para resolução das missões de seus clientes. As soluções da empresa atendem aos mais variados mercados: defesa, governamental, financeiro, certificação digital, saúde, indústria, telecomunicações, infraestruturas críticas. Para saber mais sobre, visite www.kryptus.com.
Com mais de 20 anos de atividades, a empresa oferece soluções logísticas para transporte marítimo, aéreo e terrestre de produtos militares e cargas perigosas. A M&K oferece assessoria para importação e exportação, autorizações governamentais e agenciamento de cargas.
A Mac Jee é uma das principais empresas da Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil. Com atuação global, possui unidades fabris em São José dos Campos (SP) e Paraibuna (SP), com escritórios também em São Paulo e França. Há mais de uma década no mercado, atua nos segmentos de Defesa e Aeroespacial. Atualmente é formada por Mac Jee Defesa, responsável pelo desenvolvimento, fabricação e comercialização de sistemas de defesa; Mac Jee Tecnologia, especializada no aprimoramento ou criação de linhas de produtos energéticos, e Equipaer, responsável pela criação de produtos e serviços do segmento aéreo.
A Ocellott é uma empresa de engenharia eletroeletrônica especializada no desenvolvimento e fabricação de sistemas complexos para os mercados Aeroespacial, Defesa e T&M (Testes e Medições). No setor da Defesa, a Ocellott desenvolve e fabrica produtos como Rádios Definidos por Software, Baterias para rádios militares, Conversores de potências, Antenas MAGE, Displays de C2, entre outros. Na área Aeroespacial, a Oce oferece supressores de surtos elétricos (aplicados a Aeronaves militares e civis), baterias aeronáuticas, conversores de potências. Especialista em EMI/EMC, a Ocellott também oferece produtos e serviços na área de T&M, como caixas blindadas, câmaras anecoicas e geradores de raios.
A SIATT, empresa brasileira especializada na integração de alto teor Tecnológico, estará presente na IDEX 2023, uma das mais importantes feiras de defesa do mundo. O evento acontecerá em Abu Dhabi, de 20 a 24 de fevereiro de 2023. A empresa apresentará sua capacitação plena para o projeto, desenvolvimento e fabricação de armamentos inteligentes como o MANSUP, míssil antinavio lançado de superfície, o MSS 1.2 AC, míssil superfície-superfície antitanque, e outras munições guiadas de precisão.
A Taurus é uma Empresa Estratégica de Defesa no Brasil e integrante da Base Industrial de Defesa (BID), com 83 anos de história e sólida reputação, baseada em seu compromisso com a excelência. Sediada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e com unidade produtiva em Bainbridge, na Geórgia (EUA), possui um portfólio completo de produtos composto por revólveres, pistolas, submetralhadoras, fuzis, carabinas e espingardas, atendendo aos segmentos civil, militar e mercados policiais no Brasil e em mais de 100 países.
Sobre ABIMDE
Com 37 anos de fundação, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) é reconhecida como legítima interlocutora da Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil. A Entidade promove ações para valorização e fomento das empresas do setor nos mercados nacional e internacional, e para fortalecimento ou implementação de políticas e programas que assegurem o desenvolvimento desta indústria. Dentre suas mais de 200 associadas, estão as principais empresas de defesa e segurança instaladas no país.
Sobre ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.