No dia 20 de janeiro, o Engenheiro de Sistemas do Projeto Segmento Solo como Serviços (SSCS-F1), Prof. Dr. Márcio Costa, visitou o Laboratório Aberto de Brasília (LAB) na Universidade de Brasília (UnB), para conhecer as instalações da Missão Alfa Crux prospectando uma potencial parceria com o Centro Espacial ITA, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
O nanossatélite Alfa Crux é uma missão educacional, desenvolvida a partir de um projeto realizado em conjunto entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), a Agência Espacial Brasileira (AEB) – autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e a Universidade de Brasília (UnB). Suas instalações de solo compreendem o Laboratório Aberto de Brasília (LAB) e uma estação de recebimento de dados de telemetria, sendo esta última capaz de servir de base para treinamento e pesquisa em controle de satélites.
Durante a visita, o Prof. Dr. Renato Borges, da UnB, apresentou o Segmento Solo da Missão e sua Estação de Comando e Controle. Em seguida, a Prof. Dra. Andrea Santos apresentou o LAB, destacando o potencial do laboratório na elaboração de componentes que já estão em voo no Alfa Crux.
Para o Prof. Colaborador Márcio Costa, foi uma oportunidade ímpar de conhecer as atividades da equipe envolvida na missão. “O Grupo desempenhou um brilhante trabalho e conseguiu de forma notável levar um satélite ao espaço em três anos, partindo de salas vazias, somente preenchidas com muita dedicação e entusiasmo, servindo de inspiração inclusive para possíveis futuras parcerias focadas no ensino e pesquisa em controle de satélites”, afirmou.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança