O Chefe do Estado-Maior do Exército, General Stumpf, realizou uma visita oficial à Itália, entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2023, acompanhado pelo General Rocha Lima, 4º Subchefe do Estado-Maior do Exército, e pelo Cel Sergio Oliveira, Adido do Exército na Itália.
A atividade englobou a cerimônia de entrega do lote piloto da VBC Cav Centauro II para o Exército Brasileiro, na sede da empresa Oto Melara, em La Spezia, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares italianas.
Em prosseguimento ao compromisso oficial, o General Stumpf participou, em Roma, de uma reunião com o Secretário Geral/Diretor Nacional de Armamento do Ministério da Defesa da Itália, Gen Ex Luciano Portolano; de uma reunião com o Subchefe do Estado-Maior do Exército Italiano, Gen Ex Gaetano Zauner; de briefings sobre a avaliação da VBC Cav e sobre a capacitação de pessoal. Por fim, participou de uma audiência com o Embaixador do Brasil na Itália, o Embaixador Helio Ramos.
Ajuda Humanitária
O Comando da 5ª Divisão de Exército (5ª DE) acaba de inaugurar a primeira companhia de engenharia especializada em ajuda humanitária. A implantação da 14ª Companhia de Engenharia de Combate (14ª Cia E Cmb) é um apoio importante à Força de Ajuda Humanitária com estrutura, pessoal e material para emprego em ações de engenharia em Santa Catarina.
A nova unidade terá meios específicos para propiciar melhor mobilidade, desobstrução de vias de acesso, manutenção de estradas e realizar ações necessárias em situações de catástrofes, como enchentes e deslizamento de terra. “A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada tem agora uma Companhia de Engenharia que nos dá capacidade de atuação em ações de ajuda humanitária, principalmente na região do Vale do Itajaí. A cidade de Tubarão é um ponto logístico importante para o Estado e a criação da Companhia atende a uma necessidade estratégica do Exército”, afirmou o General de Brigada Marcio Cossich Trindade, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada.
Uma das missões da Companhia é preparar o efetivo especializado com equipamentos modernos para ações de apoio à Defesa Civil. O Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, enfatizou a importância logística da nova unidade na proteção e na ajuda humanitária da defesa civil. “A organização militar está próxima a rodovias de fácil acesso a todos os locais do Estado, estando muito bem situada geograficamente para o apoio às necessidades”.
Para o Comandante Militar do Sul, General de Exército Fernando Santana Soares, a ativação na nova estrutura é um ganho para todo o Brasil pelo aumento da capacidade de combate e da capacidade de prover ajuda humanitária. “A engenharia propicia um aumento no poder de combate e, para o dia a dia da sociedade, traz capacidades para possíveis emergências de defesa civil, o que é um ganho para todo o país pelo aumento da capacidade em ajudar o cidadão atingido por desastres naturais”.
A 14ª Companhia de Engenharia de Combate foi ativada no da 27 de janeiro, com um efetivo de 223 militares sob o comando do Capitão Damasceno. Além das ações de ajuda humanitária, a nova Companhia desenvolverá melhores condições de participação em missões de paz que demandem frações especializadas com uma estrutura de engenharia e equipe vocacionada para a defesa externa. Novos investimentos serão realizados ainda neste ano para a construção dos pavilhões para as equipagens de pontes e equipamentos pesados de engenharia.
Foi decisiva a participação do Departamento de Engenharia e Construção (DEC). “O DEC apoiou com materiais novos, que vão atender às demandas de Santa Catarina. É um ganho para o Exército e para a sociedade, que possui agora uma organização militar com material especializado, moderno e com pessoal qualificado em apoio constante”, afirmou o General de Divisão Paulo Roberto Viana Rabelo.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança