Em janeiro aconteceu a 4ª reunião do Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais (ProSAME). No encontro, foram formalizadas novas propostas de missões espaciais e projetos nas suas diferentes Carteiras.
Constante no PNAE, que é o instrumento de planejamento das atividades espaciais brasileiras para a década, o ProSAME é a sistemática estabelecida para que a Agência Espacial Brasileira (AEB) , em conformidade com as melhores práticas internacionais, analise e selecione as missões espaciais que adotará e executará no âmbito do PNAE 2022-2031.
Durante a reunião, a proposta Microgravidade, oriunda da própria AEB, foi homologada na Carteira de Admissão, que é o primeiro estágio para aceitação de uma missão espacial. Ela se juntou à EQUARS, que já havia sido homologada em reunião anterior.
Além disso, as propostas ITASAT 2 e Garatéa-L, que também se encontravam na Carteira de Admissão, foram selecionadas para o próximo estágio, chamado de Carteira de Qualificação. Dessa forma, se uniram às propostas SelenITA, MapSAR, AQUAE/Satélite e Amazônia 1B, que já haviam sido selecionadas para essa Carteira em reuniões anteriores.
Após as homologações, foram atualizadas as informações relacionadas à execução de missões espaciais em operação. Nesse sentido, foram apresentadas, aproximadamente, 2.350 imagens distribuídas das missões CBERS4, CBERS4A e Amazônia 1.
Informações referentes à missão do nanossatélite SPORT também foram atualizadas, bem como os resultados da Operação Santa Branca, realizada em outubro de 2022.
A reunião foi finalizada com uma apresentação do módulo do Observatório do Setor Espacial Brasileiro (OSEB), com atualizações dos conteúdos referentes às Carteiras do ProSAME.
As informações são da Agência Espacial Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança