Empresários brasileiros que desenvolvem projetos de inovação industrial terão a oportunidade de participar de um programa de imersão no mercado norte-americano, em locais como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) e a Cornell Tech, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. A iniciativa faz parte da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com apoio da Empresa Brasileira de Apoio à Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link https://www.portaldaindustria.com.br/cni/canais/mei/programas-mei/imersoes/.
O programa prevê um amplo calendário de atividades nas cidades de Nova York, Washington e Boston, nos Estados Unidos. Os temas norteadores desta edição são manufatura avançada, inovação aberta, indústria 4.0, venture capital, estratégia em ciência, tecnologia e inovação e empreendedorismo. Ao longo da imersão, eles vão conhecer de perto o ecossistema de inovação norte-americano, com visitas a instituições de governo, empresas de inovação aberta, entidades de desenvolvimento econômico, fundos de venture capital, universidades e laboratórios do Manufacturing USA.
Durante toda a viagem, o grupo vai contar com suporte técnico e acompanhamento da equipe organizadora, além de serviço de tradução simultânea. Ao final da imersão, todos os empresários receberão certificado eletrônico de participação e demais materiais de referência.
A imersão terá início no dia 13 de fevereiro, em Washington, com visita ao Council on Competitiveness, organização norte-americana sem fins lucrativos com a missão de aumentar a competitividade econômica dos Estados Unidos no mercado global. Na mesma data, os empresários vão assistir a apresentações de representantes da National Science Foundation (NSF) e do Departamento de Energia sobre suas atuações no fomento à inovação nos EUA. Os participantes também farão visita ao campus e showrooms do National Institute of Standards and Technology (NIST).
Nos dias 14 e 15 de fevereiro, a imersão ocorrerá em Nova York, começando com visita ao SOSA, plataforma global de inovação aberta que atua na busca e validação de startups e tecnologias. A agenda inclui também visitas ao New York Biolabs at NYU Langone e ao campus da Cornell Tech. A passagem por Nova York será encerrada com atividades no Brooklyn Navy Yard, um parque industrial que é reconhecido como modelo de viabilidade e impacto positivo em termos de desenvolvimento industrial urbano moderno.
Nos dias 16 e 17 de fevereiro, o grupo estará em Boston e iniciará as atividades com visita ao campus da Universidade Harvard, com ações no Escritório de Desenvolvimento de Tecnologia da universidade. Em seguida, farão visita à AFFOA (Advanced Functional Fabrics of America), um dos institutos da rede Manufacturing USA. O grupo ainda vai conhecer as instalações do MIT, com visita ao Media Lab – que compreende uma ampla agenda de pesquisa e um programa de pós-graduação em Artes e Ciências da Mídia –, e assistir a uma apresentação do MIT Reap, aceleradora de empreendedorismo regional que seleciona, anualmente, grupos de stakeholders de ecossistemas de inovação de todo o mundo para acelerar o desenvolvimento dessas regiões.
Além do cronograma da viagem, o programa de imersão realizado por meio da parceria entre a Embrapii e a CNI inclui ainda atividades anteriores, destinadas à preparação dos empresários para a imersão. Inicialmente é realizado o alinhamento conceitual, com a realização de palestras, debates e estudos de caso sobre os temas norteadores da imersão. Eles recebem ainda um caderno técnico contendo a agenda detalhada e os perfis dos participantes e anfitriões.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança