A UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) foi contemplada em 2022 com mais de R$ 40 milhões nos editais da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI). É o maior valor já captado pela instituição via FINEP em um ano. Como comparativo, o valor histórico das captações registradas entre 2008 e 2021 pela Instituição atinge cerca de R$ 55 milhões. Os nove projetos contemplados em 2022, os respectivos editais, valores e colocação nacional podem ser conferidos no quadro abaixo.
Vários fatores contribuíram para essa captação expressiva, na avaliação do diretor da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), Daniel Bernardon. Ele cita a política da FINEP e do MCTI no lançamento dos editais – em maior número em 2022 – e a estratégia interna de parceria da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), Agittec e Secretaria de Apoio Internacional (SAI) nas divulgações, avaliações e preparação das propostas, já que para a maioria dos editais há necessidade de seleção interna, em função do número limitado de propostas a serem submetidas.
A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Cristina Wayne Nogueira, destaca também a estratégia de qualificar os projetos internamente e a articulação para contar com pesquisadores detentores de bolsa de produtividade (de desenvolvimento tecnológico e/ou pesquisa) como qualificadores das equipes proponentes.
Os recursos obtidos via FINEP são estratégicos para a Instituição, sendo destinados para a construção de prédios e laboratórios, equipamentos de grande porte, desenvolvimento de pesquisas e inovações, contratações de recursos humanos, dentre outros.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança