O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou, na noite desta quinta-feira (5/1), as portarias 269/2023 e 271/2023 autorizando o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em operações nos estados do Amazonas e do Rio Grande do Sul, em apoio aos governos locais. Os documentos são assinados pelo ministro Flávio Dino.
A primeira portaria é para prorrogar o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Polícia Federal na Terra Indígena Guarita, no Rio Grande do Sul, na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, por 60 dias, de 12 de janeiro a 12 de março de 2023.
Já a segunda portaria autoriza a Força em apoio ao Governo do estado do Amazonas na Operação Arpão I (Médio Solimões), em ações de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais, na calha do Rio Negro e Solimões, no Estado do Amazonas, em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado. A Força Nacional atuará por noventa dias e terá o apoio logístico do governo amazonense.
O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e não pode ser divulgado.
A Força Nacional
Criada em 29 de novembro de 2004 e composta por policiais militares, civis, bombeiros militares e peritos dos estados e do Distrito Federal, a FNSP atua na preservação da ordem pública, segurança das pessoas e patrimônio, além de situações de emergência e calamidades públicas.
As informações são do MJSP.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança