Realizada no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA), no dia 07 de novembro, a 8ª Reunião do Grupo de Alto Nível em Aeronáutica Brasil-Suécia (GAN) contou com a presença de técnicos, pesquisadores, militares e autoridades suecas e brasileiras.
Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o evento tem como objetivo incrementar a colaboração estratégica entre Brasil e Suécia nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). A cooperação entre os dois países, no campo da aeronáutica, é intensa e ocorre desde 2015, ano de início das tratativas para a aquisição de aeronaves de caça Gripen, da empresa sueca SAAB – dos quais a Força Aérea Brasileira (FAB) já conta com quatro unidades em solo brasileiro.
Com representantes da Sétima Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a FAB participou, no primeiro dia da Semana de Inovação Suécia-Brasil, junto a representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério de Negócios, Energia e Indústria da Suécia, além de instituições e empresas parceiras, entre elas SAAB e Embraer, de discussões para a identificação de oportunidades e iniciativas; a articulação do apoio ao desenvolvimento de programas, estudos e outras atividades cooperativas; e definição de metas.
O Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, Reitor do ITA, representante da academia brasileira junto ao grupo, afirmou que “a cooperação binacional, iniciada com a contratação dos caça Gripen, tem rendido muitos frutos para as áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Hoje já temos cinco grandes projetos confirmados, decorrentes dessa promissora relação entre Brasil e Suécia”.
A Embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen, que esteve presente no evento de abertura, ressaltou que “É uma excelente oportunidade de nos encontrarmos após a pandemia. Podemos criar relações, ligações não entre países, mas entre pessoas, que irão trabalhar cooperando com a tecnologia, inteligência artificial e aeronáutica com diferentes áreas de inovação entre Brasil e Suécia”.
“A partir do momento que a Força Aérea Brasileira adquiriu as aeronaves F-39 Gripen, com certeza, a nossa aproximação no campo aeronáutico foi muito maior. E houve a ideia de se criar esse Grupo de Alto Nível, para tratar especificamente de assuntos aeronáuticos e, hoje, a gente vê como expandiu essa cooperação, tendo como base a tríplice hélice, formada pelo governo, pela academia e pela indústria ampliando assim, o interesse em aeronaves não tripuladas”, destacou o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, representante do Comandante da Aeronáutica no encontro.
Na oportunidade, foram relatadas colaborações entre instituições brasileiras e suecas em programa de mobilidade acadêmica, projetos binacionais no âmbito do Estudo de Domínio Aéreo (ADS, do inglês Air Domain Study). Houve, ainda, a premiação dos estudantes vencedores da Competição Aeroespacial SARC/BARINet – uma competição internacional envolvendo grupos do Brasil e da Suécia –, cujo projeto está relacionado ao combate de incêndios florestais. Foi, também, firmado o novo programa de mobilidade acadêmica Brasil-Suécia e um professor da Universidade de Linköping foi certificado para uma cadeira em Inteligência Artificial no Brasil.
As informações são do ITA.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança